Varre-Sai, a “Capital Estadual do Café”, responsável por 30% da produção de café do Estado do Rio de Janeiro, será palco de um grande evento que vai reunir as novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, além de levar conhecimento aos produtores rurais. A Expo Café vai acontecer de 28 a 30 de setembro, na Praça de Lazer Pedro de Assis. Durante o evento, será realizada a Final do Concurso de Cafés Especiais com R$ 25 mil em premiação, concedidos pela Prefeitura de Varre-Sai, para incentivar a melhoria da qualidade do café produzido no município.
A Expo Café é uma Feira de Negócios e Mostra Tecnológica da Cadeia Produtiva do Café no Estado do Rio de Janeiro, realizada pela Cooperativa de Café do Norte Fluminense Ltda (Coopercanol), com planejamento e gestão da Attività Consultoria e Eventos e RLZ Eventos, e que tem entre os parceiros, a Prefeitura Municipal de Varre-Sai (através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Turismo).
A programação inclui exposição de máquinas, implementos, equipamentos e insumos, palestras, clínicas tecnológicas, dinâmicas de máquinas, visitas guiadas, artesanato local, presença dos melhores cafés especiais da região, e o espaço Café com Música, com apresentações musicais todos os dias do evento.
Na ocasião, também acontecerá o Concurso Rainha e Princesas Expo Café com o objetivo de valorizar a beleza feminina varre-saiense e preservar as tradições e costumes rurais. As inscrições encontram-se abertas até o dia 15/09, na Secretaria Municipal de Turismo.
O presidente da Cooperativa de Café do Norte Fluminense Ltda (Coopercanol), José Ferreira Pinto, explicou que a ideia inicial era voltar a realizar a Festa do Café que acontecia no início dos anos 2000.
“A Festa do Café dava grande visibilidade ao município. Em conversa com o Fábio Pimentel, da Attivittà Consultoria, ele sugeriu transformar em um evento voltado para o negócio. A Expo Café vai trazer para a região o que há de mais novo em tecnologia, com a vinda de grandes empresas para expor seus produtos, bem como conhecimento para os produtores, através de palestras, como grandes nomes da cafeicultura nacional. E vai abrigar ainda a Final do Concurso de Cafés Especiais, com premiação da Prefeitura de Varre-Sai, incentivando a melhoria da qualidade do café no município”, afirmou José Ferreira Pinto.
Varre-Sai e o café – Os primeiros registros de cultivo de café, nas terras do município, datam de 1894, na Fazenda Bela Vista que na época pertencia ao município de Itaperuna, hoje nas terras de Natividade e Varre-Sai. Com o Plano de Renovação e Revigoramento, do Governo Federal, de 1970, através do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), a cafeicultura se modernizou, com novas variedades e sistemas de plantio e insumos modernos, resultando no aumento da produtividade das lavouras.
Varre-Sai tornou-se o maior produtor de café do Estado do Rio de Janeiro, com previsão de colheita de 108 mil sacas para 2023, o que deve movimentar R$ 90 milhões na economia local. O cultivo do café ocupa uma área de 5 mil hectares de Varre-Sai, o que representa 25% da área total do município ocupada por café arábica. A produção cafeeira é a ocupação de 3 mil moradores, quase 30% da população.
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre Gorini, falou da importância do evento para a cafeicultura do município.
“A Prefeitura de Varre-Sai é parceira na realização da Expo Café porque entende a importância da cafeicultura para nosso município. Tudo o que for para mostrar o nosso potencial, como maior produtor de café do Estado do Rio, incentivar e ajudar a alavancar o setor ainda mais, pode contar com a parceria da Prefeitura”, afirmou o prefeito Silvestre Gorini.
Também são parceiros do evento o Cidennf, Sebrae, Governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Ambiente e Sustentabilidade, bem como EMATER-RIO, Conexão Mata Atlântica, SENAR-RJ, FAERJ, ASCARJ e Sistema OCB/RJ e outras empresas apoiadoras.