Índice de intenção de consumo é um dos maiores observados desde dezembro de 2014 no Espírito Santo, mantendo o cenário positivo para as vendas do varejo neste mês
A empresa mais valiosa do mundo. Em maio, a Nvidia roubou a cena e o título, deixando Microsoft e Apple comendo poeira na corrida das gigantes.
Quem está por trás disso? Ela mesma, a AI. Com o desenvolvimento impressionante da inteligência artificial, a demanda por processadores, carro-chefe da Nvidia, capazes de rodar essa tecnologia cresceu bastante.
📈 Para você ter uma ideia, o valor de mercado da Nvidia mais que triplicou desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, e alcançou os US$ 3,34 trilhões em maio.
E não parou por aí: Em novembro, a empresa bateu o próprio recorde e se tornou a segunda mais valiosa da história, com US$ 3,65 trilhões.
Todo mundo quer ser banco
🍎 A empresa da maçã se tornou a carteira digital mais popular do mundo — com a Apple Pay. Na prática, ela cobra uma taxa de 0,15% em cada transação realizada, independentemente do banco emissor do cartão.
🍕O iFood decidiu abocanhar um pedaço do mercado das fintechs e lançou o iFood Pago, um banco digital para restaurantes. A ideia é oferecer uma solução financeira completa: maquininhas próprias, crédito e gestão de pagamentos — tudo pensado para facilitar a vida dos parceiros.
O que mais se destacou no mundo dos negócios?
- Lembra dele? O BeReal foi vendido depois de não conseguir monetizar.
- Baguetes por atacado: A rede brasileira Atacadão expande suas operações e chega à França.
- Beast Burger no Brasil. O maior youtuber do mundo lançou sua rede de hamburguerias por aqui.
- Franquias em alta: O Brasil atingiu um novo recorde no número de lojas franqueadas.
Mais uma boa notícia para a economia capixaba: as famílias estão mais dispostas a consumir, o que pode indicar um aumento de vendas no varejo ainda em 2024. O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Espírito Santo, neste mês, é um dos maiores observados desde dezembro de 2014 – 111,1 pontos, sendo que valores acima de 100 indicam grau de satisfação do consumidor.
Em dezembro, observou-se uma estabilidade em relação a novembro. Apesar disso, os subíndices do ICF Disposição para o consumo e Momento para compra de bens duráveis seguem crescendo.
As informações são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A disposição para o consumo das famílias chegou ao nível de satisfação, ao registrar um avanço de 3,6%, saindo de 96,7 para 100,1 pontos. Para o Connect, o alcance desse nível sinaliza um momento de maior segurança financeira e confiança dos consumidores, possivelmente impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido (taxa de desocupação no estado chegou a 4,1%), aumento da renda (que cresceu 11% nos últimos 12 meses), acesso facilitado ao crédito e uma perspectiva otimista em relação ao cenário econômico atual.
“Para o comércio, esse ambiente positivo traz boas expectativas para as vendas de Natal e de fim de ano, sugerindo que os consumidores estão mais propensos a consumir neste período e que isso pode se traduzir em um aquecimento significativo das vendas”, explicou a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.
O subíndice Momentos para compra de bens duráveis, que indica se as famílias acreditam que o momento é bom ou não para compra de bens como eletrodomésticos, TVs e computadores, aumentou 10,59%, saindo de 75,6 pontos em novembro para 83,6 em dezembro.
Já a Perspectiva de consumo, que aponta uma percepção do nível de consumo nos próximos meses em relação ao ano passado, apresentou um aumento de 4,27% entre novembro (122,3) e dezembro (127,5).
“Esse resultado apresenta uma ótima expectativa para o comércio capixaba no último mês do ano, pois indica que as famílias esperam consumir mais nas próximas semanas. Em especial, o consumo pode ser direcionado para a compra de produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletrônicos”, ressaltou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.
Renda familiar
O ICF das famílias de menor renda (até 10 salários mínimos, ou seja, R$ 14.120) apresentou uma retração de 0,21% em dezembro, saindo de 110,2 para 110 pontos, e o das famílias de maior renda, acima de 10 salários mínimos, teve um aumento de 1,23% neste mês, chegando a 118,2.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.
Sobre a Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Ana Carolina Julio.