O evento trouxe reflexões sobre a essência da liderança e destacou mulheres inspiradoras no comando de grandes organizações
O segundo dia do Fórum IEL de Gestão 2024, realizado nesta quinta-feira (31), proporcionou uma rica discussão sobre a verdadeira essência da liderança e contou com um painel de mulheres inspiradoras que estão no comando de importantes organizações. Com palestras de Rachel Maia e Rogério Chér, o evento atraiu empresários, executivos e gestores capixabas em busca de insights valiosos sobre liderança e gestão.
O primeiro vice-presidente da Findes, Eduardo Dalla Mura, ressaltou a relevância do Fórum para a formação de líderes capacitados e visionários. “Este evento é crucial para a troca de ideias e experiências que moldam o futuro da liderança empresarial. A reflexão sobre a necessidade de líderes atualizados e comprometidos com o cuidado das pessoas é fundamental para enfrentarmos os desafios do mercado, que está em constante transformação”, destacou Dalla Mura, que representou o presidente da Findes, Paulo Baraona.
O diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, enfatizou o compromisso do IEL em ser referência em gestão e liderança. “O evento de hoje é uma continuidade do nosso trabalho, reforçando o posicionamento do IEL em proporcionar o que há de melhor em gestão empresarial. Agradecemos as parcerias que tornam tudo isso possível. Cada momento aqui é uma oportunidade para aprendermos, evoluirmos e sairmos daqui preparados para liderar a transformação necessária em nossa sociedade.”
A essência da liderança
Rogério Chér, sócio e fundador da Devello, destacou a importância da liderança transformacional em sua palestra. “Liderar não é um prêmio ou recompensa. É uma responsabilidade e um privilégio”, afirmou Chér. Também enfatizou que as pessoas esperam credibilidade e clareza dos seus líderes, mas também desejam crescer ao lado deles: “As empresas são fenômenos humanos e socioemocionais”.
Painel “Voices of Leadership”: Mulheres inspiradoras no comando
O painel contou com a participação de Paula Barcellos, CEO da Viação Águia Branca; Silvia Marafon, conselheira consultiva do Grupo Eletropol; e a mediação da empresária da Buaiz Alimentos e vice-presidente financeira da Findes, Eduarda Buaiz. Cada uma das líderes compartilhou suas experiências e perspectivas sobre a importância da liderança feminina.
Paula Barcellos destacou a importância da liderança humanizada e colaborativa. “Liderança não está no crachá. É estar lado a lado, acreditando e integrando seu time. Eu acredito em liderança que tenha firmeza e humanidade. A liderança humanizada traz mais resultado. Quanto mais desenvolvemos nossa equipe, maior a oportunidade de resultado.”
Silvia Marafon enfatizou a importância de priorizar o desenvolvimento de pessoas. “A verdadeira inovação reside em uma gestão que valoriza a transformação contínua. O que nos trouxe até aqui não necessariamente nos levará para o futuro. É crucial estarmos sempre aprendendo e nos adaptando às mudanças”, afirmou. Também destacou que um bom líder deve se relacionar constantemente com sua equipe e clientes, recrutando seus próprios talentos em vez de terceirizar. “Um líder eficaz é aquele que está em constante aprendizado”, concluiu.
Como grandes líderes inspiram ações
Rachel Maia, fundadora e CEO da RM Cia 360 e primeira mulher negra a ocupar um cargo de CEO no Brasil, compartilhou sua jornada e estratégias para inspirar ações. Durante sua fala, a líder destacou a necessidade de ações efetivas na liderança.
“Conhecimento é poder e nós temos que nos empoderar. Não basta palavras. Tem que ter ações”, afirmou. Rachel também reforçou a importância de inspirar em um setor predominantemente masculino, dizendo: “Não olhe para o gênero. Olhe para o talento”. Para concluir, enfatizou que “o que mostra o resultado são as suas habilidades e o que você agrega de valor”.
Fórum IEL de Gestão 2025 já tem data marcada
O superintendente do IEL-ES, Max Alves, ressaltou a importância do Fórum como uma oportunidade de atualização e inspiração para líderes de diferentes setores. “Neste ano, trouxemos referências nacionais e internacionais em formação e desenvolvimento de lideranças. Nosso objetivo é trazer ao Espírito Santo as mentes que estão na vanguarda do pensamento sobre liderança, oxigenando novas ideias e práticas nesse tema”, disse.
O Fórum IEL de Gestão do ano que vem já tem data marcada. Será nos dias 30 e 31 de outubro, com um convidado principal: Prof. John A. Davis, professor of Family Enterprise, MIT Sloan School of Management Chairman, Cambridge Family Enterprise Group.
O Fórum IEL de Gestão é realizado pelo IEL-ES e pela Findes e conta com o patrocínio do IEL Nacional, Sicoob, Rede Vitória, Caixa Econômica Federal, Maely, Marcopolo, Sebrae, Cedisa, Grupo Águia Branca, Vale, Banestes, Faesa, Garoto, Javé Construtora, Le Card, Linhares Geração, Nater Coop, Refrigerantes Coroa, Time Now Engenharia S/A, Unimed, Vports. E tem o apoio institucional do Cim Noroeste, ABRHES, Fucape, FIAP, IBGC, Sesi e Senai.
Por Anderson Barollo/Findes
Natália Magalhães
Especialista em Comunicação
Gerência Executiva de Comunicação – Findes
Tel.: (27) 99926-2630
E-mail: nferreira@findes.org.br
Site: www.findes.com.br
Foto – Rachel Maia
Foto – Rogério Chér.