A corrida Novembro Azul busca alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata
O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) realiza a 1ª Corrida Novembro Azul, neste sábado (02), com o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A largada será na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica, em Vila Velha, às 7h.
O percurso da corrida é de 5km e a chegada também é na Praça dos Ciclistas. O coordenador do serviço de urologia do HEVV, Dr. Rodrigo Tristão, vai fazer o trajeto. “Eu achei a realização da corrida uma ideia excelente. Estamos promovendo saúde incentivando a atividade física e atraindo um público grande de pessoas”, disse o médico.
600 pessoas fizeram a inscrição para participar da corrida do HEVV e as inscrições estão esgotadas. Vale ressaltar que os primeiros colocados vão receber uma premiação em dinheiro e todos os inscritos ganharão medalhas.
“Nós ficamos muito felizes com o número de participantes. Superou as nossas expectativas! Essa corrida é uma estratégia de promoção a saúde do homem, que às vezes ainda reluta em buscar ajuda médica quando desconfia de algum problema” disse o coordenador do centro transplantador do HEVV, Bruno Majevski, e que também é o organizador da corrida.
Dr. Rodrigo Tristão diz que a vergonha e o preconceito são grandes empecilhos para a realização do exame que dá o diagnóstico do câncer de próstata. Mas faz o alerta sobre o aumento da chance de cura, caso a doença seja diagnosticada precocemente.
“Normalmente, o câncer de próstata evolui muito devagar e os sintomas aparecem em um estágio mais avançado da doença. Por isso, o diagnóstico precoce da doença está diretamente relacionado ao sucesso no tratamento e pode atingir taxas de cura superiores a 90%”, ressaltou o urologista.
Kit 1ª Corrida Novembro Azul do HEVV
Retirada do kit: Loja Los Sports, localizada no Boulevard shopping, em Vila Velha
Data: 31/10 e 01/11
Horário: 16h00 às 20h00