Nesta quarta-feira (2) é Dia de Finados. A data, que para alguns pode parecer um dia triste, para outros, significa um momento de reflexão sobre a vida e a espiritualidade.
De acordo com o padre Enildo Souza, responsável pela paróquia de Alegre, Finados é visto pela Igreja Católica como um dia para celebrar a esperança na vida eterna e na ressurreição. “É um dia de lembrar que o nosso Deus é o Deus da vida, aquele que celebramos a esperança, é a confiança na vida eterna”, afirma.
Segundo o padre, diante da morte, os cristãos são chamados a refletir sobre a vida. “Como diz no evangelho de Mateus 5, o caminho que Jesus nos propõe é o da bem aventurança”, enfatiza.
As celebrações realizadas pelas paróquias de todo o país neste dia servem para as famílias daqueles que se foram se lembrarem dos parentes queridos. Maria Ferreira, 40 anos, gosta de passar o Dia de Finados pensando em sua mãe que se foi. “Não me sinto triste por ela ter partido, lembro dos momentos felizes que vivemos, de tudo que sonhamos. Tenho a certeza que hoje ela está em um bom lugar”, completa.
Maria também gosta de refletir sobre algumas passagens bíblicas. “Leio o Evangelho e isso me conforta muito. Em nenhum momento fico lamentando, porque acredito que a vida não acaba aqui, pois estamos apenas de passagem. É como se você estivesse em um trem e soubesse que daqui a algum tempo você terá que descer para sua estação definitiva”, diz.
Para quem é de Alegre ou deseja participar das celebrações no município, padre Enildo informa que as missas de Finados serão realizadas nos seguintes horários:
8 horas – Igreja Matriz e Comunidade São José- Anutiba
17 horas – São Luiz
19 horas – Café
“Estaremos rezando pelos nossos parentes, conhecidos e amigos que voltaram para a casa do Pai, para que descansem em paz. O nosso Deus é o Deus da vida! Jesus diz: eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, mesmo que morra viverá”, enfatiza.
Foto: Ilustrativa/ Canção Nova