A Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa realizou, nos dias 24 e 25 de julho, a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP) no Auditório do Senac de Santa Teresa. O evento reuniu profissionais da educação para refletir sobre temas relevantes para a área educacional na promoção de práticas inclusivas e antirracistas.
No dia 24 de julho, a palestra “Relações étnico-raciais: compromisso educacional” abriu a jornada com 202 participantes., abordando a importância das relações étnico-raciais na promoção de uma cidadania ativa e na manutenção de uma sociedade igualitária. Entre os tópicos apresentados, destacaram-se as políticas de promoção da igualdade racial, a mobilização política, a identidade étnica e as relações sociais, além das Leis 10.639/03 e 11.645/08. A sessão proporcionou uma reflexão profunda sobre a necessidade de práticas antirracistas no ambiente escolar e na atuação profissional.
Já no segundo dia, 25 de julho, a programação seguiu com a palestra “Educação Especial: mitos, direitos e legislação”, que contou com a participação de 315 profissionais ao longo dos turnos matutino e vespertino. A discussão abrangeu aspectos históricos e legais da educação especial, os avanços e conquistas na área, e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A palestra esclareceu os direitos dos estudantes com necessidades especiais e destacou a importância de uma educação inclusiva, rompendo barreiras e promovendo a equidade.
De acordo com a Gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Santa Teresa, Elisangela Maria Mulker Bridi, o envolvimento da instituição na iniciativa é fundamental. “O evento foi um marco para a educação em Santa Teresa, proporcionando aos presentes conhecimentos e ferramentas para enfrentar os desafios da educação contemporânea, reforçando o compromisso com a igualdade e a inclusão”, destacou.
Sérgio Filho
Assessoria de Imprensa do Senac-ES e do Hotel Senac Ilha do Boi
Agência Braspub e Empreendimentos LTDA-ME
Telefone: (27) 3180-0609