
Com apenas 20 anos, Leonardo emociona as pessoas com seus trabalhos.
Ele é jovem, mas já possui um grande talento para as artes plásticas. Apesar da idade, com apenas 20 anos, Leonardo Cesar Carvalho Lovato impressiona as pessoas com sua arte em grafite. Ele é o responsável por uma exposição que está no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí, e que retrata vários momentos da vida humana. Seus trabalhos despertam tanta atenção das pessoas, que ao olhar pela primeira vez, o visitante tem a sensação que não se trata de uma arte em grafite, mas de uma fotografia.
Leonardo revela ao Portal de Guaçuí que sempre foi apaixonado por arte, pintura e gafite especificamente. “Comecei muito cedo, ainda criança com a pintura, e aos 10 anos resolvi experimentar o grafite. Achei muito interessante e particularmente, até desafiador”, lembra.
A técnica utilizada em seus trabalhos é o hiperrealismo, que consiste no desafio do artista tem em superar a qualidade da fotografia. “O espectador chega a perguntar: isso é um desenho ou uma foto?”, diz o artista.
Para dar vida a um trabalho como o de Leonardo, o jovem diz que não pode simplesmente fazer uma mera cópia da sua referência. “Vou além disso, é preciso passar sentimento para o papel, emoção, e é aí que entra o artista”, revela.
Sobre o nome da exposição, o artista plástico afirma que retratou em poucas imagens o ciclo da vida. “Não dei um nome a ela. Se fosse criar um título seria Ciclo da Vida, pois o que procuro mostrar são as fases da vida que o ser humano tende a passar, não todas exatamente”, completa.
Em relação ao tempo que levou para preparar a amostra, ele diz que teve apenas dois meses para finalizar tudo. “Considero pouco tempo, afinal, cada trabalho como este leva em torno de um mês para ser finalizado, tive que correr contra o tempo”, enfatiza.

Os trabalhos em grafite de Leonardo se confundem com fotografias.
Sobre o que as pessoas podem esperar de sua exposição, Leonardo destaca: “bons trabalhos com riquezas de detalhes, que acredito que vão impressionar. Resolvi colocar essa exposição agora no final do ano, devido ao movimento que se tem no teatro. Em apenas um dos eventos realizados, muitas pessoas foram surpreendidas com a amostra”, completa.
O amor do jovem pela arte é tanto que ele acredita que nunca vai parar com seu trabalho. “A arte pulsa em mim, está no meu DNA. Por alguns motivos do cotidiano não é sempre que posso desenhar e quando não faço meus desenhos, tenho uma péssima sensação, parece que está faltando alguma coisa, me sinto incomodado”, enfatiza.
Leonardo deseja ser reconhecido por seu talento e por isso, seus projetos para 2017 é levar seus trabalhos para outros lugares, para o maior número de exposições possíveis, com o intuito de divulgar ainda mais sua arte.
A respeito de participar de algum concurso, o artista disse que nunca teve essa oportunidade. “Já procurei alguns, mas ainda não encontrei”, lembra.
Quer conhecer de perto o talento do jovem Leonardo? Então anota aí na sua agenda:
Exposição no Teatro Fernando Torres
Local: Guaçuí
Até: Dia 10 de janeiro de 2017
Dias para visitação: Segunda a sexta-feira
Horários: de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas
Entrada: Gratuita
Fotos: Divulgação