Neste mês, a Legião da Boa Vontade (LBV) intensifica suas ações de conscientização sobre a saúde masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, em apoio à campanhaNovembro Azul.
A Instituição promove palestras educativas, rodas de conversa e outras atividades em suas unidades socioeducacionais para sensibilizar homens e suas famílias sobre a importância dos exames regulares e dos cuidados gerais com a saúde. O objetivo é combater o preconceito e incentivar o autocuidado, conscientizando a população masculina a se prevenir e valorizar sua saúde em todas as fases da vida.
O movimento internacional também conta com o apoio de monumentos, prédios e estabelecimentos que se iluminam de azul em diversas cidades do mundo. No Brasil, as unidades escolares da LBV nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo recebem iluminação especial para reforçar essa mensagem.
Saiba mais sobre as atividades realizadas pela LBV, entrando em contato com a unidade mais próxima de sua casa. Acesse www.lbv.org/enderecos ou @LBVBrasil nas redes sociais.
Alerta
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) fez um alerta para o possível crescimento dos casos de câncer de próstata em 2024. Com base em dados do Ministério da Saúde, a doença causou a morte de 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 óbitos por dia. De acordo com do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos da doença.
Na campanha deste ano, a SBU ressalta que o câncer de próstata apresenta poucos sintomas nas fases iniciais. Por isso, a espera por sintomas pode levar ao diagnóstico em estágio avançado, aumentando o risco de metástase. A SBU reforça ainda a importância de que adolescentes e adultos jovens realizem exames anuais para monitorar a saúde geral e detectar e prevenir fatores de risco, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, sedentarismo e obesidade associados ao câncer de próstata.
Sintomas
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. Muitos casos, porém, são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, especialista em saúde masculina, para realizar os exames necessários e receber orientação sobre o tratamento adequado. Quando detectado precocemente, o câncer de próstata apresenta altas chances de cura.
(Informações da Agência Brasil e Cofen – Conselho Federal de Enfermagem)