Neste último final de semana, de 14 a 17 de novembro, Conceição da Barra (ES) se transformou na capital da gastronomia capixaba com a realização da 6ª edição do Festival da Maior Moqueca do Mundo. Promovido pela Associação Turística de Conceição da Barra (ATUR), o evento atraiu centenas de visitantes, celebrando a riqueza da culinária local e promovendo a cultura da região.
Com mudanças de data e de formato em relação às edições anteriores, que aconteciam junto à festa de São Pedro em junho, o festival deste ano surpreendeu ao adotar uma nova proposta. Em vez de enormes panelas de barro, como a de 1,42 metro de diâmetro utilizada em 2019, e os tachos gigantes de 3,5 metros de diâmetro de 2022, o evento deste ano apostou em produções individuais.
A quantidade de ingredientes utilizados foi impressionante: 1.000 panelas de barro adquiridas de artesãos de Goiabeiras, na capital; 600 kg de caçonete comprados de pescadores do próprio município; 200 kg de tomate; 200 kg de cebola; 220 maços de tempero verde; 25 kg de alho; 10 kg de sal; 10 kg de colorau; 20 kg de farinha e 120 kg de arroz. Todas as panelas disponíveis esgotaram-se rapidamente, sinalizando a alta demanda por este prato tão apreciado por capixabas e turistas.
O evento também impulsionou a economia local. Com mais de 15 empresas apresentando seus produtos na praça de alimentação, a venda estimada nos estabelecimentos comerciais da área atingiu a marca de R$ 700 mil. Juntando as vendas dos restaurantes, hotéis, supermercados e outros comércios da cidade, a expectativa de faturamento gira em torno de R$ 4 milhões de dinheiro novo injetado na economia local.
O promotor do Festival, Roberto Malacarne, celebrou o sucesso da edição: “A mudança de data e formato trouxe uma nova energia ao festival. Estamos muito felizes com a adesão do público e o impacto positivo que isso trouxe para a nossa cidade. É gratificante ver a comunidade unida e engajada em celebrar a nossa cultura e gastronomia”, afirmou.
Além de promover uma deliciosa experiência gastronômica, o Festival da Maior Moqueca do Mundo também reforçou o potencial turístico e econômico de Conceição da Barra, que segue firme como um dos principais destinos do Estado. E a expectativa já começa a se formar para uma próxima edição, que promete ser ainda mais grandiosa e deliciosa.