O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades.
Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos
Em Muniz Freire com a Saída de 2 médicos do Programa Mais Médico no início de 2016, o governo federal se comprometeu realizar a reposição dos mesmos, porém devido a situação política que envolveu o país e seus programas isso só foi possível agora no mês de novembro. Com muita satisfação recebemos no dia 31 de Outubro os médicos Irina e Dairon do Programa Mais Médicos que vieram com muita expectativa e boa vontade atender nossa população e contribuir para a saúde de nossa cidade.
A médica Irina está atendendo na Estratégia Saúde da Família da Sede I e Sede II instaladas na unidade de saúde de Muniz Freire e o médico Dairon está atendendo na Estratégia Saúde da Família de Piacu I. Eles atendem 8 horas diárias de segunda a quinta, pois o progresso contempla um dia de estudo aos médicos.
Com certeza com a chegada dos médicos conseguiremos atender a grande demanda dessas duas unidades. Sendo as duas Sede e Piacu as que possui maior número de pessoas do município.
Chegaram ao ES em 31/10/2016, 205 médicos da Cooperação Cuba- Brasil, para reposição de médicos que retornaram a Cuba por motivos diversos.
Para o ES foram 9 médicos, sendo:
– Cachoeiro de Itapemirim: 1
– Ecoporanga: 1
– Muniz Freire: 2
– Santa Leopoldina: 1
– Serra: 2
– Viana: 1
– Vila Pavão: 1
Brasil e Cuba prorrogaram o tratado por mais três anos, em reunião ocorrida, em Brasília, em 2016.
Fonte: Prefeitura Municipal de Muniz Freire