São pinturas que exploram a temática da prevenção, fazendo referência a atitudes como a limpeza da caixa d’água e o acondicionamento correto do lixo, assim como a importância da vacinação e a ida a unidades de saúde para realização de exames de rotina. A arte ocupa uma área de 13,70m de comprimento x 2,70m de altura do muro.
O trabalho é do artista visual cachoeirense Rudson Costa, que iniciou as atividades no dia 24 de março, e se dedicou oito horas por dia, em média, no desenvolvimento do grafite. “Já temos 85% da arte pronta. A previsão é de que até a próxima quarta-feira, 5 de abril, tudo esteja concluído”, afirma.
Ele explica que a escolha das cores fez toda a diferença para o conceito da obra. “O cinza está presente nos quadrantes, enquanto exploramos as cores nas ações, dando destaque a elas. Mas é importante enfatizar que todo o trabalho tem dimensão informativa, indo além do colorido e das formas”, diz Rudson Costa.
Visita
No primeiro dia de atividade, o artista visual recebeu alunos da escola estadual Professor Francisco Coelho Ávila Junior, integrante do programa Escola Viva, localizada no bairro Coronel Borges. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre a técnica do grafite e de apoiar o profissional no início do trabalho.
A coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Odebrecht Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Rosa Malena Carvalho, afirma que, com a arte, a empresa encontrou uma forma de falar sobre a prevenção das doenças e o cuidado com a saúde e o meio ambiente para um público ainda maior. “Entendemos que assim damos a nossa contribuição para mobilizar, sensibilizar e educar as pessoas”, ressalta.
A iniciativa integra a campanha “Aedes Nunca Mais”, que envolve os programas da Odebrecht Ambiental “Juntos Pela Água” e “Saúde + Saneamento”. Entre as ações já desenvolvidas está a distribuição de folhetos educativos para a população.
Cachoeiro de Itapemirim (ES), 31 de março de 2017.
Mais informações para a imprensa:
Rita Diascanio – Contatus Comunicação – (27) 3089-4100
Rosa Malena Carvalho – Comunicação da Odebrecht Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim