Paula Ribeiro, de 38 anos, é moradora de Jacaraípe, na Serra, e faz parte da turma de Cuidador de Idosos, resultado da parceria entre o Senac-ES, o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) e a Associação Gold. Ela e mais doze mulheres trans conquistaram o certificado de qualificação para atuar em uma das ocupações que mais cresceu nos últimos anos.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), entre 2012 e 2022, o número de cuidadores de idosos no país aumentou em 547%, saindo de 5.868 para 38.027. O crescimento é reflexo da demanda de profissionais qualificados para atender às necessidades de uma população que está vivendo mais e requer maior atenção em sua saúde e bem-estar.
Outro levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o número de idosos no Brasil ampliou 57,4% em 12 anos. Em 2022, de acordo com dados divulgados, mostra que o total de pessoas com 65 anos ou mais era de 22.169.101, o que representa 10,9% da população. A Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) estima que 70% dos idosos vão precisar de cuidado especializado em algum momento.
Os números mostram que o trabalho de cuidador compõe a lista de ocupações do futuro, mesmo não sendo parte da cobiçada área de tecnologia. A função envolve uma assistência integral, tanto física quanto emocional, para a terceira idade. Paula já trabalhava há dois anos como acompanhante hospitalar de maneira informal. Agora, com um certificado reconhecido e os conhecimentos obtidos, ela ampliou suas chances de ingresso no emprego formal.
Tecnologia x outras áreas
Ainda que o segmento de tecnologia seja visto como porta de entrada para as possíveis profissões do futuro, que envolve o uso de recursos como Inteligência Artificial, Análise de Big Data ou medidas de Cibersegurança, o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, esclarece que a perspectiva do mercado de trabalho não é majoritariamente tech.
“As áreas que mais crescem, estatisticamente, são tecnologia, logística e saúde. Entretanto, outras profissões continuam sendo fundamentais para a manutenção da sociedade, especialmente no que diz respeito ao crescimento socioeconômico. Não existe um futuro exclusivamente tecnológico, pois o mesmo é focado em pessoas, e para isso precisamos de profissionais competentes em serviços humanizados, como é o caso desta turma recém preparada para a atuação prática”, explicou Schmittel.
Qualifica Trans
Desenvolvido pela Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold), o Projeto tem como objetivo oferecer qualificação profissional de forma acessível para a comunidade LGBTQIPN+. Com apoio de instituições parceiras, na sexta-feira, 20 de setembro, o Qualifica Trans possibilitou que uma turma concluísse a formação com duração de 160 horas, que teve início em março deste ano.
Durante a solenidade, realizada no Senac, em Bento Ferreira, formandas, familiares e representantes das instituições envolvidas participaram de um momento repleto de orgulho, emoção e celebração. No encontro, foi divulgado que quatro alunas já estão sendo encaminhadas para o mercado de trabalho, e as outras já estão preparadas para oportunidades semelhantes.
Na cerimônia de formatura, Paula Ribeiro, que recebeu o jaleco, símbolo da conclusão do curso, das mãos da mãe, celebrou a conquista sem esquecer seus planos. “A minha experiência no Senac foi positiva e está abrindo novas possibilidades. Agora, quero começar o Técnico em Enfermagem para que eu cresça ainda mais. Quero progredir”, disse Ribeiro.
Associação Gold
A Associação Gold é uma Organização da Sociedade Civil que, desde 2005, atua em território capixaba, com o objetivo de promover a inclusão social, o respeito às diferenças e o direito à singularidade, com ações nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, com olhar especial na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), dentre elas a transmissão do vírus HIV, causador da Aids.
Sérgio Filho
Assessoria de Imprensa do Senac-ES e do Hotel Senac Ilha do Boi
Agência Braspub e Empreendimentos LTDA-ME
Telefone: (27) 3180-0609
Atualizado em 01/10/2024