O Rotary Club de Guaçuí comemorou com um jantar, na noite de sexta-feira (18), 75 anos de serviços prestados a comunidade. O evento aconteceu na sede do Rotary e reuniu representantes de outros movimentos do Rotary Club, autoridades da cidade e convidados.
De acordo com o presidente do Rotary Club, Acácio de Oliveira, atualmente, o clube, tem 34 membros – profissionais de várias áreas, entre eles: médicos, dentistas, advogados, professores, empresários, mecânicos, etc. Segundo o presidente, a missão do Rotary é servir a comunidade.
O Rotary é uma organização não governamental e dentre os projetos que ele desenvolve em Guaçuí está o de música, com aula de violão para crianças de vários bairros do município. “As inscrições para o curso já foram fechadas, mas ele acontece todos os sábados, às 9 horas, aqui na sede do Rotary”, informou Acácio.
Além desse projeto, Acácio disse que o Rotary ajuda a Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí, o Lar dos Idosos, a Casa de Veneranda e promove campanhas do agasalho, de doação de sangue com cadastro de medula óssea. “Também apoiamos outros projetos sociais e grupos como o Fusca Clube Guaçuí. Fazemos também doação de medicamentos, ajudamos em campanhas com exames e cestas básicas”, relatou.
O presidente relatou ainda que o Rotary de Guaçuí tem o Projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Também apoiamos jovens talentos, como a Monize Silva, que quer lançar seu livro de poesias”, lembrou. Segundo Acácio, no mês de outubro, o Rotary fez seu primeiro pedal solidário e arrecadou fundos para ajudar nos projetos sociais.
Em relação aos 75 anos do clube, Acácio disse que é uma honra participar da Organização. “Sinto-me honrado em participar de um clube que tem a missão de ajudar ao próximo”, enfatizou.
Para a educadora Maria Lúcia das Dores, o Rotary é importante por ser uma Organização Internacional, formada por vários profissionais, com uma filosofia que tem a ver com as pessoas e que promove campanhas que ajudam a todos. “O Rotary ajuda em várias campanhas importantes, uma delas, talvez a mais importantes de todas, é a contra a paralisia infantil”, explicou.
História
O Rotary é a maior e mais respeitável organização não governamental da humanidade. Ele é um clube de profissionais que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética, ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
O grupo presta serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados.
A Organização foi fundada por Paul Harris, em Chicago, EUA e tem hoje representação em 207 países, estando o Rotary dividido em 532 distritos, nos quais aglutinam a apreciável marca de 33.054 Clubes, congregando mais de um milhão de sócios.
No Brasil há mais de 52 mil rotarianos, 2 mil clubes e 38 distritos, 626 Rotaract Clubs, 689 Interact Clubs e mais de 9 mil rotarianas. A filosofia rotária entusiasma voluntários pelo mundo, todos eles irmanados no ideal de servir.