Nesta sexta (2) e no sábado (3), o Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí, recebe mais uma atração. O grupo Coletivo Emaranhado, de Vitória, apresenta o espetáculo de dança Límbico. A apresentação acontece às 20 horas e os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Grupo, o sistema límbico é o responsável pelas emoções, os vínculos afetivos, a memória, o equilíbrio do organismo e alguns sentidos. No entanto, foi explorando as suas características e como elas reverberam no corpo que o Coletivo Emaranhado construiu seu mais novo espetáculo, que leva o nome do complexo sistema neurológico.
“Límbico” aborda as relações e os enquadramentos sociais e alguns transtornos psicológicos por meio do movimento dos bailarinos, que construíram a coreografia em processo colaborativo sob a direção coreográfica da artista convidada Ivna Messina.
Ivna é uma artista transversal que utiliza o corpo e a dança como principal linguagem para a construção de seus trabalhos. Além de realizar o projeto “Isso não é Flamenco”, com o qual estreou recentemente o espetáculo “Bom Sujeito”, é também integrante do Grupo Z de Teatro como intérprete criadora.
“Límbico” busca avivar os sentidos, tanto do espectador quanto dos artistas em cena, estabelecendo relações e apresentando emoções que surgem através de alguns jogos de improviso. Dessa maneira, o espetáculo se apresenta com diferentes nuances a cada execução, ativando o estado de presença nos bailarinos e o frescor para a plateia. O espetáculo, que foi montado apenas com recursos próprios do Coletivo, teve recentemente, com muito êxito, sua pré estreia no município de Serra.
O Coletivo Emaranhado surgiu no ano de 2013 e é formado por artistas que se interessam pela dança como eixo central de sua pesquisa, mas visando suas possíveis relações transversais com outras linguagens. Seus integrantes possuem formações diversas, que são aproveitadas para a construção de seus projetos. O Coletivo tem como política convidar diferentes artistas, de diferentes áreas, para conceber novas relações de linguagem a cada trabalho realizado.
Ainda sobre o espetáculo, ele é um verdadeiro mergulho nas emoções humanas. Num espaço indefinido relações se estabelecem a partir do encontro. Ali, afetos se constroem e se desfazem, transformando em movimento os tão misteriosos, quanto encantadores, impulsos que perpassam os labirintos da mente.
FICHA TÉCNICA
Organização: Coletivo Emaranhado.
Coreografia: Ivna Messina.
Direção de Produção: Maicom Souza.
Direção Artística: Ricardo Reis.
Bailarinos: Julia Moraes; Maicom Souza; Ricardo Reis; Sandra Motta e Thais de Luca.
Arte Gráfica: Marcelo Braga.
Audiovisual: André Arçari (teasers) / Wendel Alexandre (espetáculo)
Iluminação: Ivna Messina.