No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o Portal de Guaçuí traz a série “Tenho orgulho de ser negro”. E para começar, que tal assumir suas raízes e ter um cabelo black power poderoso?
Em Guaçuí, o professor de zumba fitness, Saulo de Assiz Teixeira, de 19 anos, teve uma ideia para ajudar, principalmente os homens com cabelos crespos e cacheados a cuidarem dos fios.
Ele criou um canal no youtube, o Saulo´s Black, onde ensina tudo que sabe para manter o brilho e a hidratação dos fios. “Meu canal tem um pouco mais de duas semanas e cerca de 68 inscritos. Tive a ideia de criá-lo, porque decidi passar para as pessoas inspiração, dicas e cuidados para os cabelos crespos e cacheados masculinos”, explica.
Segundo ele, a intenção é incentivar as pessoas a aceitarem suas raízes e origens, e serem diferentes em meio a uma sociedade padronizada. O jovem se considera vaidoso porque gosta de se cuidar. “E com o meu cabelo, preciso ter sempre cuidados especiais. Tenho que tratar todos os dias, sem pular nenhum”, revela.
Para cuidar do cabelo, ele conta que usa uma linha de cremes específicos para cabelos crespos e cacheados. “Essa linha tem tudo o que eu preciso. Quanto mais naturais os produtos, melhores são os resultados”,afirma.
Em relação ao o que faz todos os dias para manter seu cabelo bonito e sedoso, ele explica que sempre quando acorda pela manhã, tem nas mãos um borrifador. “Eu coloco umas misturas de cremes em que borrifo no cabelo para ativar os cachos, e isso faço diariamente”, completa.
O professor conta que nem sempre teve o cabelo estilo black power. “Quando decidi deixar meu cabelo crescer, senti falta de inspiração e de representação masculina na mídia em relação a aceitação dos fios crespos. Então, decidi eu mesmo ser a inspiração para as outras pessoas”, lembra.
Sobre ser negro, o professor considera maravilhoso. “Tenho orgulho de ser negro, de ter cabelo crespo e ser quem eu sou”, afirma.
A respeito das pessoas que por algum motivo não aceitam suas raízes, Saulo diz: “Não tenham vergonha de assumirem sua natureza e suas raízes. Sobre os cuidados com o cabelo, acessem meu canal e vamos aprender um pouco. Não é tão difícil quando coloca amor no que faz. Dá super certo”, ressalta.
O jovem ressalta ainda que, um black bem cuidado, chama atenção por onde a pessoa passa. “Todos os dias você tem que tirar um tempinho e cuidar. Seu cabelo irá sim lhe dar um pouco de trabalho, mas o orgulho que ele irá te passar será ainda maior. É só acompanhar minhas dicas e ficar por dentro de todos os cuidados que deve ter com seu black”, finaliza.
Quer conhecer um pouco mais sobre o estilo black? Acesse o canal: https://www.youtube.com/channel/UCbqyxfySwsP0X98XA6ge4Dg.