Dermatologista explica efeitos colaterais de medicamentos e como melhorar a acne
A influencer Vanessa Lopes compartilhou nas redes sociais, n último domingo (25), um desabafo sincero sobre sua batalha contra a acne, revelando o estado de sua pele repleto de espinhas. A jovem de 23 anos explicou que a situação é resultado do uso de medicamentos psiquiátricos que têm utilizado depois de ter tido um quadro psicótico agudo, durante sua participação no Big Brother Brasil 24.
“Tive alergia a alguns medicamentos, o que acabou me dando uma crise alérgica grande e acne”, explicou a influencer aos seus mais de 15 milhões de seguidores. Vanessa, que tem se dedicado a cuidar de sua saúde mental, reconhece que a acne impacta sua autoestima, mas mantém uma visão positiva: “Óbvio que isso afeta a minha autoestima. Mas como tudo na vida são fases, não tem o que fazer a não ser esperar passar e tomar meus medicamentos”.
A dermatologista Karina Mazzini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), comentou sobre a condição de Vanessa. Segundo ela, “alguns medicamentos psiquiátricos podem sim causar acne como efeito colateral, não é fora do comum”. A especialista explica que esses medicamentos podem provocar alterações hormonais e inflamatórias no corpo, contribuindo para o surgimento de espinhas. No caso de Vanessa, as lesões observadas em seu vídeo indicam uma acne grau 3, caracterizada por espinhas avermelhadas, profundas e dolorosas.
Karina ressalta que cada caso é único e que, além do tratamento medicamentoso, uma rotina de cuidados com a pele é essencial. “Podemos fazer uso de alguns ácidos, uma rotina de skincare com os produtos indicados e, em alguns casos, podemos iniciar o uso de medicamentos como antibióticos e a isotretinoína”, sugere a dermatologista.
Vanessa também enfatiza a importância da empatia e do cuidado com o próximo. “Pelo menos eu posso mostrar para as pessoas que todo mundo é real, passa por dificuldades. Todo mundo pode ter problemas psicológicos, problemas na pele, problemas de saúde, problemas na vida. Ter empatia e cuidado com as outras pessoas em relação a isso é essencial”, afirma.
Criar Comunicação Integrada
Diretoras | Denise Póvoa e Lurdinha Perovano
Equipe de jornalistas | Christini Ziviani – Márcia Menezes – Victoria Singui
Telefones | (27) 3315 4974 – (27) 99976 6190 – (27) 99668 2829