Varre-Sai será um dos municípios beneficiados pelo Programa Patrulha Agro/Cidennf, lançado na manhã desta terça-feira (31), na Usina do Outeiro, em Cardoso Moreira, pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) . A partir de agora, os 19 municípios consorciados contam com um relevante reforço de máquinas para o apoio à Agricultura regional.
Ao todo, são 42 máquinas, sendo 8 recém adquiridas com recursos provenientes de uma emenda de bancada que destinou R$ 6 milhões para aquisição de maquinário e equipamentos para o Programa, de autoria dos deputados federais Christino Áureo, Chico D’Angelo, Clarissa Garotinho e Dr.Luizinho; e de 34, frutos da parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
Na ocasião, a diretora administrativa do Instituto Vital Brasil, Stella Romanos representou o ex Deputado Federal, Christino Áureo, recebendo uma placa que o homenageava (por ter sido o grande articulador da emenda no Congresso Nacional) e agradecia pela valiosa emenda parlamentar, destacando que “sua generosa contribuição fortalecerá significativamente a agricultura do Norte e Noroeste Fluminense”, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. Destacando ainda, seu compromisso “inestimável” com a região.
O objetivo principal do Programa Patrulha Agro/Cidennf é apoiar os municípios consorciados na prestação de serviços de manutenção das estradas vicinais, facilitando a trafegabilidade nas estradas rurais não pavimentadas, facilitando o escoamento da produção agrícola e leiteira, além de oferecer assistência técnica aos produtores rurais.
“O trabalho sério e a relação respeitosa entre todos os prefeitos consolidaram o Cidennf, e hoje podemos fazer esse lançamento tão importante para a Agricultura do Norte e Noroeste Fluminense. Quando vi a marca do Consórcio nas máquinas, passou um filme pela cabeça, lembrando das nossas reuniões, encontros em Brasília, angústias e conquistas. A união e o apoio de diversos parlamentares como Jair Bittencourt, Christino Áureo, Chico D’Angelo, nos trouxeram várias conquistas”, disse a prefeita e presidente do Cidennf, Fátima Pacheco.
O Programa Patrulha Agro/Cidennf envolverá o deslocamento de diversas máquinas agrícolas, incluindo retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões, roçadeiras e tratores, que compõem as três patrulhas mecanizadas que serão destinadas aos municípios integrantes do Consórcio para realização dos trabalhos.
“Dos últimos 20 ou 30 anos, um dos fatos mais importantes foi a criação e fortalecimento do Cidennf. E, hoje, o consórcio já traz orgulho, como esse lançamento da Patrulha. Tenho certeza que nos próximos anos, teremos ainda mais notícias como essa. Gostaria de exaltar a parceria com a Emater, que está cedendo esses 34 equipamentos, os colocando para servir as regiões Norte e Noroeste Fluminense”, conta o deputado estadual Jair Bittencourt.
O prefeito Silvestre Gorini, que participou do evento, falou da ajuda à Agricultura.
“A presença dessas máquinas é muito importante. A reunião foi extraordinária! Tivemos a oportunidade de reencontrar autoridades de nível estadual e federal e rever os amigos. Agradeço ao Cidennf pelo belo trabalho “, disse.
Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, ressaltou a importância do programa e explicou que as operações terão início a partir de novembro, em conformidade com a deliberação da assembleia geral ordinária dos prefeitos e prefeitas do Consórcio.
“A manutenção das estradas vicinais nos 19 municípios consorciados ao Cidennf é um desafio complexo para as prefeituras enfrentarem sozinhas. Estamos falando de centenas de quilômetros em cada município que precisam de manutenção regular para garantir o fluxo da produção e o acesso a serviços essenciais. A Patrulha Agro/Cidennf é a resposta a essa demanda, fornecendo o maquinário e a equipe técnica necessários para realizar essa manutenção de maneira eficaz e eficiente”, explicou Vinicius Viana.
O Programa Agro/Cidennf também conta com apoio técnico da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e da Associação Fluminense dos Produtores de Cana (Asflucan).
O evento também contou com a presença dos prefeitos Valmir Lessa (Conceição de Macabu); Amarildo Alcântara (São Fidélis); Geyves Vieira (Itaocara); Léo Pelanca (Italva); Léo Coutinho (Porciúncula); Geane Vincler (Cardoso Moreira), dos vice-prefeitos de São Francisco do Itabapoana, Raliston Souza; de Quissamã, Marcelo Batista; de São Fidélis, José William; o secretário de Agricultura de Campos e coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Cidennf, Almy Júnior; Agnaldo Silva, superintendente do Mapa, e o Marconi Rezende, diretor técnico estadual da Pesagro-Rio, que esteve representando o presidente, Marcelo Costa, entre outros secretários e autoridades da região.
O Cidennf
Atualmente é formado pelos municípios do Norte e Noroeste Fluminense que são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.