Varre-Sai recebeu nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14) a Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Hemocentro Regional de Campos, na Praça Amélia Vargas de Oliveira(Praça da Prefeitura), que realizou em parceria com a Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha Municipal de Doação de Sangue. O prefeito Silvestre Gorini esteve acompanhando a ação.
O objetivo é estimular a doação de sangue. Para incentivar ainda mais o gesto, a Prefeitura de Varre-Sai emitiu o Decreto Nº 2062/2022, que estabelece um dia de folga para os servidores públicos municipais que doarem sangue na Campanha, sem prejuízo da folga fixada pela Lei 1075/1950.
“A doação de sangue é muito importante, principalmente nessa época, quando os estoques nos hemocentros ficam baixos. Nosso intuito é realizar a Campanha pelo menos três vezes ao ano. Lembrando que a doação de sangue pode salvar até quatro vidas”, disse a coordenadora municipal de Laboratório/Hemoterapia Ana Glicéria Dutra Rodolphi Tinoco.
Para doar sangue, é necessário estar em bom estado de saúde, ter idade a partir de 16 a 69 anos (menores de 18 devem apresentar autorização assinada pelo responsável legal), pesar mais de 50 kg, apresentar um documento de identificação com foto, não ter ingerido bebida alcoólica, evitar fumar duas horas antes da doação e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas e não é necessário jejum.
“Quero agradecer a equipe da Unidade Móvel do Hemocentro Regional de Campos pela disponibilidade em atender o município distante. Agradecer a coordenadora do Laboratório/Hemoterapia Ana Glicéria e ao responsável pelo cadastro municipal de doadores Rodriguinho pela organização da ação. Doar sangue é um ato de solidariedade e o principal objetivo é salvar vidas”, afirmou o secretário.
A enfermeira responsável pela unidade, Juremi Mendes de Souza, ao lado da médica Liz Martins, lembrou que o Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado, atende a 17 municípios, incluindo Varre-Sai.
“É importante ver que os varre-saienses aderiram à doação, principalmente nesse período, onde o índice de acidentes é grande e não conseguimos estocar sangue. A importância é salvar vidas.O sangue é um líquido precioso que só o ser humano produz”, pontuou.
Moradores que aderiram à campanha, como Mário Rômulo de Mattos, que doou sangue pela primeira vez, falou de sua motivação.
“Sempre tive vontade de doar sangue.Aproveitei a oportunidade para ajudar a salvar vidas. Com a parceria entre Prefeitura e Secretaria de Saúde de Varre-Sai e o Hemocentro Regional de Campos, ficou mais fácil a doação”, lembrou.
Silaine Terra
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Varre-Sai







