Interessados poderão se inscrever gratuitamente no evento que acontece nos dias 19, 20 e 21 de abril, com diversas atividades pela cidade
Vila Velha vai sediar o maior movimento colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day (WCD). Diversas atividades gratuitas poderão ser experimentadas pelo público, que vai ter a sua escolha desde painéis, palestras, workshops até visitação turística e performances para profissionais, empreendedores e empresas que compõem a economia criativa. Tudo isso e muito mais acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de abril. Mas quem quiser fazer parte desse grande encontro já pode participar como voluntário, inspirador ou anfitrião.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.worldcreativityday.com/brazil/vilavelha. Basta acessar e seguir o passo a passo para se tornar um voluntário, inspirador ou anfitrião. “Os voluntários são as pessoas que vão ajudar na organização do evento, o anfitrião são os espaços que recebem as atividades e o inspirador são todos os palestrantes, participantes de mesas, facilitadores de oficinas, etc”, explicou o Estrategista em Criatividade que é líder e coordena todo o WCD no município canela-verde, Rodrigo Barbosa Santiago.
E, como mantenedor desse grande momento para Vila Velha, está o Laboratório de Inovação Social Das Pretas. O lab tem como CEO Priscila Gama e foi ela a responsável por viabilizar a habilitação de Vila Velha para receber o WCD. “Além disso, contamos com a “afroencer” Carol Inácio, uma voz importante na promoção do empreendedorismo periférico e na divulgação de iniciativas que buscam o desenvolvimento de territórios”, detalhou Santigo.
Com o tema “Inteligências Plurais”, a edição 2024 amplia a discussão entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as diversas inteligências e como a criatividade está inserida nesse contexto. O objetivo é unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável. “Nosso propósito é conscientizar o mundo sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas, inspirando pessoas a construírem projetos, cidades e negócios inovadores, impactando positivamente comunidades”, afirma Lucas Foster, idealizador da iniciativa e diretor executivo da Organização Mundial da Criatividade.
Quem é Rodrigo Barbosa Santiago?
É um Estrategista Criativo que utiliza a criatividade para assinar diferentes projetos autorais de marcas pessoais e corporativas que desejam inovar na comunicação, na imagem projetada e no posicionamento.
Sobre o Dia Mundial da Criatividade
Criado no Brasil em 2014, por Lucas Foster, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 146 cidades de 22 países com a participação de 80.000 pessoas.
O movimento é uma iniciativa da Organização Mundial da Criatividade, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.