AEC promove café para orientar empresas sobre novo sistema de notas fiscais
A Associação Empresarial de Cariacica (AEC) promoverá, nas próximas semanas, um café com empresários e contadores, em parceria com a Secretaria de Finanças do município e com a Associação de Profissionais da Contabilidade de Cariacica, para compartilhar informações sobre as mudanças no novo sistema de notas fiscais, previstas na Reforma Tributária que entra em vigor a partir de 2026.
Os organizadores se reuniram com o secretário de Finanças de Cariacica, Carlos Renato, para discutir o tema e alinhar as orientações que serão apresentadas no encontro. O novo sistema de notas fiscais no Brasil tem como objetivo padronizar nacionalmente a emissão do documento, que passa a ser obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2026. A mudança integra os novos tributos IBS e CBS, exigindo adaptação dos sistemas das empresas e prefeituras para um layout unificado e validação dos novos campos de tributação.
Segundo ele, a Prefeitura optou por emitir seus documentos fiscais, por meio de um emissor próprio, garantindo continuidade e segurança aos prestadores de serviços. A partir do dia 3, estará disponível o ambiente de homologação para que as empresas testem o sistema gratuitamente.
A iniciativa reforça o papel da AEC em antecipar temas relevantes, apoiar o processo de adequação e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no município, assegurando que Cariacica siga preparada e competitiva.

AEC.




