Brasil lidera fuga de milionários na América Latina

Se o ditado diz que “o bom filho à casa torna”, muitos ricos brasileiros estão fazendo bem a primeira parte: ir embora. Em 2025, o Brasil viu o embarque de 1.200 milionários rumo ao exterior.

Dá para dizer que somos o maior exportador de patrimônio da região, mas também que esse fenômeno tem se espalhado pela América Latina.

  • México e Colômbia perderam cerca de 150 milionários cada, enquanto a Argentina viu 100 dos seus grandes investidores saindo.

Essa saída diz respeito à endereço fiscal, e não necessariamente residencial. Tende a ser uma busca por um ambiente jurídico mais estável pensando em planejamento tributário e sucessão familiar.

Ainda assim, na prática, o milionário deixa de pagar imposto aqui para pagar no seu novo país, impactando na diminuição da arrecadação dos governos.

Ao todo, estima-se que o movimento causa uma retirada de US$ 8,4 bilhões — cerca de R$ 46 bilhões — em riqueza da América Latina.

As duas exceções: Costa Rica e Panamá estão surgindo como os novos destinos queridinhos da região, atraindo em torno de 300 milionários cada um, graças a políticas migratórias eficientes e menores taxas tributárias.

Brasil lidera fuga de milionários na América Latina

(Imagem: Globo)

Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/