Devoção e tradição marcam a Festa de São Benedito e São Sebastião em Conceição da Barra
Nas próximas semanas, as atenções de Conceição da Barra se voltam as celebrações em louvor a São Benedito e São Sebastião. De 30 de dezembro a 20 de janeiro, a cidade se mobiliza para os festejos que integram o patrimônio cultural e religioso do município. As comemorações reúnem grupos de Ticumbi, Alardo, Reis de Boi, Jongo, Pastorinhas, manifestações que permanecem vivas ao longo da história barrense.
Ticumbi de São Benedito
As celebrações começam com o tradicional Ticumbi de São Benedito, uma manifestação secular que une religiosidade e resistência. A festa presta homenagem ao Santo cuja imagem, segundo a tradição, permaneceu intacta quando atearam fogo ao tronco onde se escondia a figura lendária de Benedito Meia-Légua, líder quilombola e herói da região.
No dia 30 de dezembro é realizado o Ensaio Geral do Ticumbi de São Benedito, na localidade de Porto Grande. No dia seguinte, 31, acontece a procissão fluvial em homenagem ao Santo, seguindo pelo Rio Cricaré. O grupo vai até a comunidade de Barreiras para buscar a imagem de São Benedito e retorna à sede do município, onde os integrantes, com suas vestes brancas, coroas de flores e fitas coloridas, apresentam-se pelas ruas, casas e igrejas ao som dos pandeiros.
Festa de São Benedito das Piabas
De 9 a 11 de janeiro, as festividades continuam na comunidade de Barreiras. A programação exalta o folclore local com apresentações de Reis de Boi, Jongo, Pastorinhas e Ticumbi. Além do cronograma religioso, haverá um animado forró no sábado (10). No domingo (11), a Missa de São Benedito das Piabas acontece às 10h, seguida pelo Ticumbi do Mestre Berto.
Festa em Itaúnas
A Vila de Itaúnas celebra seus padroeiros de 11 a 20 de janeiro. O evento reúne Alardo, Ticumbi, Jongo, Reis de Boi, Pastorinhas e Roda de Capoeira. A programação inclui, ainda, a tradicional fincada do mastro de São Sebastião na praça da Igreja, procissões, novenas e barracas de comidas típicas.
Segundo o Prefeito Erivan Tavares, as Festas de São Benedito e São Sebastião, em Conceição da Barra e Itaúnas, são eventos culturais e religiosos tradicionais, alguns até seculares, que celebram os Santos com manifestações afro-brasileiras como o Ticumbi, o Reis de Boi, o Alardo e o Jongo.
“Todos estão convidados a participaram destas festas fundamentais que traduzem a identidade cultural do Barrense. Precisamos preservar as tradições afro-brasileiras, o folclore e a memória do nosso povo. Esses eventos são como um grande reencontro familiar e de gerações, além de serem eventos religiosos e turísticos importantes, que celebram a fé, a história local e as raízes africanas da região norte do Espírito Santo”, afirmou.
Serviço
Festa de São Benedito das Piabas
De 30 de dezembro de 2025 a 20 de janeiro de 2026
Conceição da Barra
- Ticumbi, em Conceição da Barra e Barreiras: 30 de dezembro de 2025 a 04 de janeiro 2026
- Festa de São Benedito das Piabas, Barreira: 09 a 11 de janeiro de 2026
- Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas:Itaúnas: 11 a 20 de janeiro de 2026
Ticumbi
O Ticumbi é uma manifestação cultural afro-brasileira única no Brasil, uma dança dramática de origem africana que celebra a fé em São Benedito, com forte tradição quilombola no norte do Espírito Santo, encenando uma “guerra” entre Reis (Bamba e Congo) para louvar o santo, com instrumentos como pandeiros e viola, representando resistência e ancestralidade.
Alardo
O Alardo de São Sebastião é uma expressão folclórica e religiosa tradicional do norte do Espírito Santo, especialmente em Conceição da Barra, que encena batalha simbólica entre cristãos (de azul) e mouros (de vermelho) pela posse da imagem de São Sebastião, culminando na conversão dos mouros e na vitória da fé cristã, com muita música de tambores, danças e fogos.
Jongo
O Jongo é uma dança e manifestação cultural afro-brasileira de resistência, origem africana que envolve canto, dança e percussão de tambores respondidos pelo coro. Fazem parte também três homens, que tocam tambores e um reco-reco.
Créditos das fotos: Danilo Lopes









