Festival JAM estreia em Vitória com programação que conecta jazz, literatura e artes visuais

A primeira edição do evento será realizada no Brizz Bar, em Vitória, no próximo dia 31 de janeiro, reunindo shows, oficina e rodas de conversa

Vitória ganha uma nova movimentação cultural no próximo dia 31 de janeiro, sábado, quando o Festival JAM – Jazz, Arte e Movimento ocupa o Brizz Bar, na Enseada do Suá, reunindo música, artes visuais e literatura em uma programação diversificada.

Em sua estreia, o JAM apresenta em seu line-up a TerraBrasilES Jazz Band, conhecida por explorar as sonoridades do gênero musical por meio de arranjos sofisticados. Para o festival, o grupo prepara um espetáculo de repertório diversificado, que transita entre choro, samba, rock brasileiro e outros estilos, criando uma fusão sonora rica e envolvente, além de contar com a participação de cantores convidados.

A programação musical se amplia com o projeto Lo-Fi Jazz, formado pelo saxofonista Marcelo Coelho e pelo DJ Guga Prates, além de outros artistas da cena capixaba.

Marcelo Coelho, um dos organizadores do JAM, conta que o festival se propõe a ser um espaço onde o jazz é explorado como uma linguagem transversal, capaz de estimular a criatividade, promover a formação cultural, incentivar a convivência entre diferentes gerações, além de valorizar a cena artística capixaba.

“O Espírito Santo caminha para se tornar uma referência nacional no jazz, e o JAM reforça esse movimento ao oferecer um festival multidisciplinar, acessível, familiar e memorável, daqueles que fazem o público sair com a sensação de ter vivido um dia especial e já na expectativa da próxima edição”, afirma.

A programação começa às 16h15 com uma oficina de música para a criançada, conduzida por Cláudia Marques, pianista clássica, professora e doutora em Música. Às 17h, o escritor e pesquisador Francisco Grijó lidera a roda de conversa “Jazz, crítica e cultura no ES”. 

Logo depois, às 17h45, o saxofonista, compositor e PhD em Música Marcelo Coelho apresenta a palestra “Jazz corporativo”, na qual traduz conceitos de gestão por meio da linguagem musical. Às 18h30, o artista lança seu livro homônimo, acompanhado de outros títulos publicados pela Editora Cândida.

A partir das 19h, o público curte o som do projeto Lo-Fi Jazz, com DJ Guga Prates e Marcelo Coelho ao saxofone, ao vivo. O encerramento, às 20h, fica por conta do espetáculo “TerraBrasilES Convida”, no qual a banda reúne tributos apresentados ao longo de 2025, além de participações especiais. 

Serviço | Festival JAM – Jazz, Arte e Movimento

31 de janeiro (sábado), a partir das 16h

Local: Brizz Bar – Rua Judith Maria Tovar Varejão, 411, Enseada do Suá, Vitória/ES

Os ingressos antecipados devem ser retirados por meio do link https://zig.tickets/eventos/festival-jam-jazz-arte-e-movimento. Das 11h às 16h, a entrada no Brizz Bar é gratuita. A partir desse horário, começa o Festival e passa a ser cobrado ingresso.

Programação:

16h15 – Oficina de música para crianças, com Cláudia Marques

17h – Roda de conversa “Jazz, crítica e cultura no ES”, com Francisco Grijó

17h45 – Palestra “Jazz corporativo”, com Marcelo Coelho

18h30 – Lançamento do livro “Jazz Corporativo”, de Marcelo Coelho, e outros títulos da Editora Cândida

19h – Apresentação Lo-Fi Jazz, com Marcelo Coelho e DJ Guga Prates

20h – Show “TerraBrasilES Convida”, com TerraBrasilES Jazz Band e convidados

Atividades ao longo do festival:

• Shows de jazz e música instrumental

• Intervenções itinerantes para todas as idades

• Exposições de artes visuais

• Arte e design ao ar livre, com Walking Gallery

Festival JAM estreia em Vitória com programação que conecta jazz, literatura e artes visuais