HEVV é ponto de doação na Campanha Estadual de Incentivo à Doação de Cabelo
Lei sancionada no ES reforça importância da doação e destaca o HEVV como referência no acolhimento a pacientes oncológicos
O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) é um dos pontos de coleta contemplados pela nova Campanha Estadual de Incentivo à Doação de Cabelo às Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer, instituída pela Lei nº 12.556, sancionada pelo governador Renato Casagrande.
A coordenadora médica do serviço de Oncologia do HEVV, Dra. Morgana Stelzer, reforça a importância da participação da sociedade. “A campanha estadual amplia o alcance de um ato simples, mas que transforma vidas. Contar com o HEVV como ponto de doação fortalece nosso compromisso com a humanização e permite que mais pacientes recebam esse apoio”, destaca a médica.
A ação passa a ser realizada anualmente no dia 27 de novembro e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelo e fortalecer iniciativas que promovem autoestima e acolhimento.
O HEVV recebe doações de mechas de cabelo ao longo de todo o ano. Essa matéria prima é a base para a confecção de perucas que são utilizadas pelas pacientes durante o tratamento. Cleudes Dias é paciente oncológica e faz acompanhamento no hospital há quase dois anos. Diagnosticada com câncer de mama aos 33 anos, ela conta que a queda dos cabelos foi um dos momentos mais delicados do processo.
“Eu sempre tive o cabelo grande e, quando ele começou a cair, foi muito difícil. A autoestima muda muito. Quando recebi a peruca, senti como se estivesse ganhando forças de novo”, relata Cleudes.
Para a psicóloga do setor de Oncologia do HEVV, Daiany Senna, ações como essa contribuem diretamente para o bem-estar físico e emocional dos pacientes. “O cabelo é muito importante para uma boa autoestima, especialmente para as mulheres. Oferecer a possibilidade de usar uma peruca durante o tratamento é devolver confiança, identidade e dignidade”, explica a profissional.
Para doar, as mechas devem ter mínimo de 15 centímetros, estar limpas, secas e presas com elástico. As doações podem ser entregues diretamente na loja social do HEVV. O mantenedor do Banco de Perucas do HEVV, o cabeleireiro Dirceu Paigel, elogia a lei: Eu acredito que essa lei chega para reforçar um trabalho de valorização da feminilidade das pacientes. É um grande incentivo que auxilia, principalmente, as mulheres nessa fase tão difícil”, destaca o cabeleireiro.
Serviço:
Ponto de coleta para doação de cabelo
Loja Social do Hospital Evangélico de Vila Velha
Local: Rua Vênus, s/n, Alecrim, Vila Velha
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone WhatsApp: (27) 99276-2104
Assessoria de Imprensa
Hospital Evangélico de Vila Velha
Thayná Dias (27) 99203-9937
imprensa@hevv.aebes.org.br





