Quais eram os torneios da América do Sul antes da Libertadores
Antes da Copa Libertadores ser criada, em 1960, o futebol sul-americano já possuía um conjunto de competições internacionais que permitiam intercâmbio entre clubes do continente. Esses torneios não formavam um sistema unificado, mas foram fruto de estruturas que permitiram o surgimento da principal competição sul-americana de clubes.
O antecedente mais direto da Libertadores foi o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, disputado em Santiago, no Chile. O torneio reuniu representantes de sete países, em formato de todos contra todos, com sede única.
Vasco, campeão do Sul-Americano de 1948 – Divulgação
Participaram Vasco da Gama (campeão carioca de 1947), River Plate (campeão argentino de 1947), Nacional (campeão uruguaio de 1947), Colo-Colo (campeão chileno de 1947), Litoral (campeão de La Paz de 1947), Emelec (campeão de Guayaquil de 1946) e Deportivo Municipal (vice-campeão peruano de 1947).
O Vasco, com o Expresso da Vitória, de lendas como Barbosa, Augusto da Costa, Danilo Alvim e Friaça, treinado por Flávio Costa, foi o campeão. A competição teve importância institucional por contar com chancela da CONMEBOL e por apresentar, pela primeira vez, um modelo continental de disputa entre campeões nacionais, inspirando até mesmo a Uefa na criação da Taça dos Clubes Campeões Europeus, atual Champions League.
Outros torneios
Antes disso, o eixo mais ativo do futebol internacional sul-americano estava concentrado nos confrontos entre Argentina e Uruguai. Desde o início do século XX, diversas copas binacionais foram disputadas entre clubes dos dois países.
River Plate campeão da Copa Ricardo Aldao de 1957
A mais longa foi a Copa Ricardo Aldao, realizada sem regularidade entre 1913 e 1955, envolvendo os campeões nacionais argentinos e uruguaios. River Plate, Boca Juniors, Nacional e Peñarol figuram entre seus principais vencedores. A Aldao funcionava, na prática, como um título internacional restrito ao Rio da Prata.
Além dela, existiram outras competições rioplatenses oficiais, como a Cup Tie Competition, a Copa de Honor Cusenier e a Copa Competencia Chevallier Boutell, disputadas principalmente entre 1900 e 1920. A prática, impulsionada até pela proximidade geográfica das capitais Buenos Aires e Montevidéu, aproximou a federação argentina e a uruguaia, o que mais tarde teria peso na criação da CONMEBOL, em 1916.
Torneios internacionais
Paralelamente, várias cidades da América do Sul sediaram torneios por convite entre clubes de diferentes países, especialmente nos anos 1940 e 1950. Houve quadrangulares e hexagonais internacionais em Buenos Aires, Rio de Janeiro Montevidéu, Santiago e Lima, além de competições no eixo do Pacífico envolvendo clubes de Chile, Peru e Equador.
Flamengo campeão do Torneio Hexagonal de 1959 – Jornal dos Sports
O Flamengo, finalista desta temporada, foi campeão “internacional” na América do Sul cinco vezes antes da criação da Libertadores. Venceu o Torneio Internacional de Lima de 1952, o Torneio Juan Domingo Perón de 1953, o Torneio Internacional do Rio de Janeiro de 1954 e de 1955, e o Torneio Hexagonal do Peru de 1959.
Já o Palmeiras, conquistou mais competições de apenas um jogo, como a Taça Peñarol de 1951, vencida contra os aurinegros, em Montevidéu. Também houve a Taça das Missões de 1947, torneio realizado na capital paulista, com participação do Trio de Ferro e do Club Miramar, do Uruguai.
Palmeiras campeão da Taça Peñarol de 1951
O post Quais eram os torneios da América do Sul antes da Libertadores apareceu primeiro em Revista PLACAR.
Fonte Original




