🇨🇳 Trump rejected. A China disse “não” a ideia formulada por Estados Unidos e pela Rússia de reduzir pela metade seus orçamentos de defesa militar.
Relembrando… O presidente Donald Trump, sugeriu há alguns dias que o trio das maiores potências mundiais — leia-se EUA, China e Rússia — deveriam reduzir pela metade os gastos em defesa.
- Trump disse que pretende falar sobre o tema com Moscou e Pequim após o fim dos conflitos na Ucrânia e Gaza.
De um lado, o presidente russo, Vladimir Putin considerou a sugestão de Trump uma “boa ideia”:
🗣 “Poderíamos chegar a um acordo com os Estados Unidos: os Estados Unidos reduziriam 50% e nós reduziríamos 50%. A China então se uniria a nós, se quiser. Acreditamos que esta proposta é boa e estamos abertos a discussões a respeito”.
Do outro lado, uma porta-voz do governo chinês, evitou uma resposta direta, mas deixou claro que a ideia não está nos planos do país:
🗣 “A China sempre esteve comprometida com o desenvolvimento pacífico. Os gastos em Defesa, limitados, são absolutamente necessários para proteger a soberania, segurança (…) o país não está envolvido em nenhuma corrida armamentista com nenhum outro país”.
Panorama: Para se ter uma ideia, em 2024, o orçamento americano de defesa alcançou 968 bilhões de dólares, à frente da China com US$ 235 bilhões e da Rússia, com US$ 145,9 bilhões.

