Uma história peculiar e inusitada. O streamer americano IShowSpeed embarcou em uma viagem para a China para fazer o que faz de melhor: gravar lives e conteúdo mostrando tudo o que faz.
O que talvez ele não esperasse é que seus vídeos iam viralizar tanto, com 26M de views em quatro lives, +500M de views em quatro reels, fora todos os cortes que somam até mais que isso. A exemplo desse aqui dele testando um carro chinês.
Mais do que isso, com certeza ele não esperava que fosse chamar a atenção até da mídia estatal local e até da Embaixada da China nos EUA, que exaltou sua visita como uma forma de aproximar culturas. Veja o tweet. A imprensa chinesa destacou que seus vídeos mostram uma “China sem filtros” para o mundo. |
O grande ponto: Pense que a China e os EUA fazem propaganda contra si, que acaba ficando no inconsciente de boa parte das respectivas populações.
- Basicamente, mostrando o país, o conteúdo do Speed literalmente humanizou as pessoas e a cultura da China para seu público — majoritariamente americano.
No fim do dia, um “simples youtuber” conectou dois países que gastam bilhões para impor sua influência (o chamado soft power) em relação ao resto do mundo. E ele ainda nem terminou a viagem pelo Oriente…
