Se o private equity anda devendo, os super-ricos já escolheram um novo caminho: crédito privado.
Uma pesquisa da BlackRock com 175 family offices — empresas que cuidam de grandes fortunas — mostra que mais da metade está otimista com crédito privado, e que 1/3 pretende aumentar os aportes ainda em 2025.
- Na prática, é uma forma de emprestar dinheiro diretamente para empresas, fora dos bancos, recebendo juros mais altos e pagamentos mais previsíveis.
O movimento ganha força porque o private equity — modelo tradicional de comprar e vender empresas — vem decepcionando, com prazos mais longos e retornos abaixo do esperado.
O tamanho do mercado
Hoje, 42% dos portfólios desses bilionários estão em investimentos alternativos, segundo a BlackRock. Só o crédito privado já representa até 30% da carteira de alguns.
Mesmo assim, o private equity não saiu de cena, mas enfrenta um cenário mais cauteloso, com 70% dos investidores neutros ou pessimistas em relação ao setor.
