🗣️ Está dando o que falar. Já faz alguns dias, mas a discussão entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky permanece ecoando no cenário geopolítico global.
Antes de viajar a Londres nesse domingo para uma cúpula internacional, Donald Tusk, primeiro-ministro polonês, mandou um forte recado ao dizer que o Ocidente não pode ceder à “chantagem e agressão” da Rússia.
Ainda segundo o primeiro-ministro, a melhor forma de dissuadir Putin não é com apelos, mas com força própria. Tudo isso se baseia no comparativo Europa vs Rússia:
- População europeia 3,5 vezes maior;
- Economia europeia 12 vezes maior;
- 2,6 milhões de soldados europeus (mais do que o dobro da 🇷🇺).
Contudo, Tusk acredita que o problema estaria na falta de coordenação e ambição entre as nações, fazendo com que o continente permaneça refém da presença militar americana.
Falando nisso… Teremos uma nova ordem mundial? 📰
Enquanto a Europa tenta se reorganizar, o editorial desta segunda-feira do The Wall Street Journal trouxe uma perspectiva ainda mais impactante que repercutiu lá fora: a ideia de que Trump, Putin e Xi Jinping estariam redesenhando a geopolítica para dividir o mundo em três esferas de influência.
💭 A tese sugere que os EUA dominariam as Américas, a Rússia controlaria a Europa e a China teria o Pacífico sob sua influência.
Changing the global game? O jornal americano apontou que, além de impor tarifas pesadas a aliados — como Canadá e México —, o presidente americano tem adotado um tom mais brando com Putin e Xi, enfraquecendo os laços dos EUA com a Europa e a Ásia.
🇺🇸🇺🇦 Aliás, falando nele, ontem à noite os veículos internacionais confirmaram que Trump interrompeu toda a ajuda militar à Ucrânia por tempo indeterminado. Aprofunde aqui se quiser.
O que mais foi destaque em mundo?
