O céu (não) é o limite. Um contrato secreto entre a inteligência do governo dos EUA e a SpaceX foi firmado para a construção de uma grande rede de satélites espiões.
- Recebendo uma bolada de US$ 1,8 bilhão, a empresa do Mr. Musk está trabalhando no programa desde 2021 — mas só agora o negócio vazou para a imprensa.
🛰 Aprofundando: O projeto se chama Starshield, e a ideia é montar uma rede espiã com centenas de satélites, para rastrear alvos e até interceptar as comunicações de inimigos do país.
O Musk é quem tá voando: A iniciativa mostra como o bilionário está envolvido em deals com setores do governo americano — isso durante especulações de que a Rússia esteja usando satélites Starlink na guerra com a Ucrânia.
Star Wars da vida real? ☄️
No mês passado, a Casa Branca alertou que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear para ficar no espaço que conseguiria destruir satélites de países ocidentais.
No pano de fundo… Os países desenvolvidos têm se empenhado para construir satélites militares e, assim, se protegerem no caso de uma possível batalha pelos sistemas de localização e comunicação.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/