Se não bastasse gastar milhares de reais com uma pelúcia que vai na bolsa ou comprar um bebê de mentira, a geração under 40 resolveu gastar (ou investir) seu tempo com outra coisa inusitada.
Transformar seu apartamento — não maior que 100 metros — em uma cafeteria improvisada. E, sim, você leu certo.
Com mesa posta, copo de vidro, receitinhas elaboradas e uma boa dose de criatividade, a casa dessas pessoas tem virado algo próximo daquela cafeteria desconstruída que você gosta de frequentar.
O que está por trás? Aparentemente, essas pessoas não aguentam mais a solidão. No último dado oficial, 1 em cada 4 pessoas faz todas as refeições sozinhas.
E não é só um dado curioso — isso afeta o bem-estar. Estudos mostram que comer com outras pessoas está diretamente ligado à sensação de pertencimento, confiança e satisfação com a vida. Mais de 75% dessa geração não possui meia mão de dedos para chamar de amigos. |
![]() |
Se você ainda não entendeu, esse vídeo vai te mostrar.
A pessoa realmente transforma o seu apartamento em uma cafeteria. Essa usuária, por exemplo, chama o momento de “Saturday Coffee Pop-Up”.
O fator financeiro também faz parte da equação 💸
Aqui no Brasil, em 2024, comer em restaurantes e padarias ficou 6,3% mais caro — acima da inflação média do ano, segundo o IBGE.
Em capitais como São Paulo, um simples café da manhã com bebida e pão pode passar dos R$ 40 por pessoa com facilidade.
Para quem faz isso com frequência, o custo pesa: só em 2024, o gasto médio com refeições rápidas fora de casa chegou a R$ 37,44 por dia.
Não encontramos nenhum brasileiro fazendo isso ainda, mas pode ser que a tendência chegue aqui.
É fácil de montar, não custa caro e, mais importante, convida gente pra perto — sem parecer esforço demais.
Fun fact: O Airbnb começou com uma ideia parecida quando os fundadores, ainda universitários na época, precisavam de dinheiro. A diferença é que, alem do café, também incluía alugar um colchão (de encher). Curiosamente, daí vem o nome: AirBed and Breakfast.
Pode ser bom para economizar, criar vínculo e ainda sair com conteúdo pro feed… Mas os especialistas a seção de comentários nos posts alertam: depois que você constrói uma família, esse ritual se torna impossível.
De todo modo, se, por conta dessa história, você também ficou com vontade de transformar sua casa no novo hot spot do momento, a gente tem o café perfeito para te ajudar a dar o 1° passo — e o melhor, perfeito para beber sem açúcar.
