Muitos aspectos entram na avaliação dos pais, mas conhecer a proposta pedagógica da instituição de ensino tornou-se item fundamental nos últimos anos
Escolher a escola para o filho está na lista dos grandes desafios dos pais. Entre os critérios constantemente avaliados pelos pais destaca-se o valor da mensalidade, a oferta de período integral ou a localização da instituição de ensino. Mas nada têm sido mais importante para as famílias do que a sua afinidade com a proposta pedagógica dessa escola. Ou seja, a forma como pensa, entende e aplica seus conceitos sobre o que considera ser uma boa educação passou a ter um peso central nesse percurso.
Para Juliano Campana, educador e diretor-geral da Escola Monte Alvo, a pandemia da Covid-19 impôs uma nova realidade entre pais e escola. Como os filhos passavam mais tempo dentro de casa, os pais acompanharam de perto o que estava sendo ensinado para as crianças. A partir deste cenário, famílias buscaram conhecer melhor a abordagem pedagógica das escolas antes de matricular seus filhos.
“Da pandemia para cá, houve um aumento expressivo de pais que procuram as escolas avaliando a filosofia de ensino, a metodologia, a concepção de aprendizagem, a forma como a instituição se relaciona com a comunidade e os valores que permeiam todas as atividades desenvolvidas na unidade de ensino”, afirma Juliano.
Diante dessa nova tendência, é importante que as escolas não estejam apenas focadas no saber acadêmico, mas contemple também a formação integral do indivíduo. “Além de toda formação acadêmica, a escola que desenvolver nos alunos uma série de competências e habilidades larga na frente na preferência dos pais”, avalia Campana.
Outro fator relevante a ser considerado pelos pais é observar qual a relação que a instituição de ensino cria com os pais e de que forma ela incentiva também uma maior participação da família no processo de aprendizado e do desenvolvimento integral dessa criança.
“A participação dos pais transmite segurança às crianças. A escola deve proporcionar momentos para que pais e filhos trabalhem juntos o conhecimento, toda semana, de forma que vire uma rotina na vida da família”, disse o especialista.
Campana reforça também o papel fundamental da relação interpessoal entre professores e família, facilitando a comunicação entre todos. “Quanto mais os pais conhecerem a escola e compreenderem seu modelo educacional, mais poderão entender e valorizar a instituição”, finaliza.


Juliano Campana Crédito Foto Arthur Louzada.
