Catch-up Sleep pode reduzir risco cardiovascular, diz estudo
Será que dormir mais no fim de semana pode compensar a falta de sono da semana? De acordo com um estudo publicado recentemente na revista Sleep, a resposta é sim — pelo menos em parte.
O estudo intitulado “Prolongamento do sono no fim de semana, jetlag social e incidência de escore de cálcio coronariano: o estudo ELSA-Brasil Livre”, indicou que essa prática pode, sim, trazer benefícios cardiovasculares.
Foram acompanhados 1.832 participantes ao longo de cinco anos, utilizando actigrafia de punho — um exame que registra os momentos de sono e vigília. Os pesquisadores também mediram o cálcio das artérias coronárias (CAC), marcador precoce de risco de infarto, em dois momentos diferentes.
Os resultados chamaram a atenção: quem dormia pouco durante a semana, mas conseguia compensar essa perda com cerca de 90 minutos extras de sono no fim de semana, apresentou 38% menos risco de calcificação nas artérias coronárias.
De acordo com a pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, essa compensação é conhecida como catch-up sleep e pode ser benéfica, especialmente para quem enfrenta jornadas duplas de trabalho e estudo. “É importante porque mostra que, em alguns casos, o corpo consegue se beneficiar do sono prolongado nos finais de semana, reduzindo riscos cardiovasculares. É uma boa notícia para quem, por necessidade, tem dificuldade de dormir bem de segunda a sexta-feira”, afirma a médica.
Mas a médica alerta que essa prática não deve ser vista como solução definitiva. “O ideal continua sendo manter uma rotina de sono regular e de qualidade. O sono não é apenas reparador — ele regula hormônios, consolida a memória e protege diversos órgãos. Ainda não sabemos, por exemplo, se o sono compensatório protege o cérebro da mesma forma que protege o coração”, destaca Jessica.
Criar Comunicação Integrada
Diretoras | Denise Póvoa e Lurdinha Perovano
Equipe de jornalistas | Christini Ziviani – Luiza Lima
Telefones | (27) 3315 4974 – (27) 99976 6190 – (27) 99668 2829
Jessica Polese
mulher-de-tiro-medio-deitada-na-cama