Nos dias 11 e 12 de outubro, o Parque Cultural Casa do Governador promove programação gratuita com música, literatura, feira criativa e oficinas, além de receber a Festa Literária Internacional Capixaba (Flinc)
No próximo fim de semana, dias 11 e 12 de outubro, o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, realiza a 20ª edição do Parque Aberto. A programação gratuita reúne samba, concerto sinfônico, feira criativa, oficinas, visitas mediadas e, pela primeira vez, a Festa Literária Internacional Capixaba (Flinc), que acontece em paralelo a partir desta sexta-feira (10).
No sábado (11), o destaque é o sambista Nei Lopes, que sobe ao palco às 20h. Aos 80 anos e celebrando cinco décadas de trajetória, o sambista carioca se apresenta ao lado de Itamar Assiere (piano e direção musical), Ivan Machado (baixo) e Erivelton Silva (bateria), interpretando clássicos como “Senhora Liberdade”, “Goiabada Cascão, “Tempo de Dondon” e “Gostoso Veneno”.
Já no domingo (12), as atividades começam com a Flinquinha, espaço dedicado à literatura para crianças, seguido por uma minioficina de congo conduzida pela Banda Viramundo. Durante duas horas de vivência, os participantes terão a oportunidade de conhecer os elementos que mantêm viva essa tradição ancestral. A oficina contempla o aprendizado prático dos instrumentos tradicionais do congo — casaca, tambor e sopros — além do contato com as cantigas que preservam a memória e a resistência cultural do povo congueiro.
Às 11h, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) apresenta um repertório emocionante com trilhas sonoras de clássicos da animação como Pinóquio, Pocahontas, A Bela e a Fera, Branca de Neve e A Pequena Sereia. Os arranjos são assinados por nomes consagrados como Calvin Kuster, Bob Krogstad, além de composições de Antônio Paulo Filho e do Maestro Modesto Flávio.
Às 13h, acontece a palestra “Descolonizar afetos”, com Geni Nuñez, ativista indígena guarani, psicóloga, escritora e pesquisadora que atua a partir de uma perspectiva contracolonial. Às 14h15, o cortejo de encerramento com o grupo Viramundo.
Durante os dois dias, o público poderá participar da Visita Mediada “Entre folhas: o parque como página viva”, às 9h, explorar a Feira Curva, que reúne empreendedores artesanais capixabas, e aproveitar a praça de alimentação com food trucks de comidas e bebidas variadas, que recebe, desta vez, A Fábrica, Felipe Pastéis, Marido Prendado, Pedacinho de Amor e Sandurritus.
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pela plataforma INTI. Um novo lote será liberado nesta quarta-feira, 8 de outubro, às 16h.
Serviço | Parque Aberto 20
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Sábado, 11 de outubro, das 8h às 21h (última entrada às 20h)
8 às 21h – Feira Curva
8 às 21h – Praça de alimentação, com A Fábrica, Felipe Pastéis, Marido Prendado, Pedacinho de Amor e Sandurritus
9h – Visita Mediada “Entre folhas: o parque como página viva”
20h – Show de Nei Lopes
Domingo, 12 de outubro, das 8 às 15h (última entrada às 14h)
8 às 15h – Feira Curva
8 às 15h – Praça de alimentação, com A Fábrica, Felipe Pastéis, Marido Prendado, Pedacinho de Amor e Sandurritus
9h – Visita Mediada “Entre folhas: o parque como página viva”
10h – Minioficina de congo
11h – Orquestra Sinfônica do Espírito Santo apresenta “Concertos para a família: Dia das crianças”
13h – Palestra “Descolonizar afetos”, com Geni Nuñez
14h15 – Cortejo de encerramento com Viramundo
Um novo lote será liberado nesta quarta-feira, 8 de outubro, às 16h, no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/ticket/.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Avisos do Parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;
É proibido retirar plantas do parque;
Não é permitido alimentar os animais;
Temos fumódromo disponível, direcione-se ao local indicado;
Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;
Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;
É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;
As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.

