A doença é o ceratocone e pode ser detectada em consulta de rotina
Você já ouviu falar em ceratocone? Essa é uma doença ocular de origem genética em sua maioria, mas também pode ser causada pelo hábito de coçar ou esfregar os olhos com frequência. Dr. Rodrigo Amador é oftalmologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e explica melhor sobre o assunto.
“Essa é uma doença degenerativa que provoca o afinamento e a deformidade progressiva da córnea. A patologia afeta o formato da córnea causando assim uma distorção na visão. Em casos avançados pode levar à perda expressiva da acuidade visual e até a realização de transplante de córnea”, relata Dr. Rodrigo Amador.
Dr. Rodrigo Amador também fala sobre a relação dessa doença com a alergia. “Doenças alérgicas como rinite, sinusite, dermatite podem aumentar a coceira nos olhos e a partir daí o ato de “coçar os olhos” pode desencadear a alteração anatômica e estrutural da córnea. Por isso, é tão importante ficar atento aos detalhes e evitar esfregar os olhos”, destaca.
Nesse mês, é realizada a campanha Junho Violeta que vem para conscientizar a população sobre o ceratocone.
“Essa é uma doença que tem como sintomas a visão embaçada, fotofobia, e piora da qualidade da visão noturna, atingindo, principalmente crianças e adolescentes. Então, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor será para tratar a doença”, finaliza o Dr. Rodrigo Amador.
Hospital Evangélico
O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) é referência estadual na área de oftalmologia e oferece um serviço exclusivo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento inclui consultas, exames, cirurgias e conta também com um pronto-socorro oftalmológico 24 horas.
Para ter acesso ao serviço de oftalmologia no HEVV pelo SUS, é necessário que o paciente vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, onde será feita a solicitação de encaminhamento para Secretaria Estadual de Saúde (SESA). A UBS encaminha o pedido para a central de vagas do município, que, por sua vez, entra em contato com o paciente informando a data e o horário da consulta.


Dr. Rodrigo Amador oftalmologista do HEVV