Proprietário de restaurante em Guarapari conquista certificação internacional em sushi

O proprietário do restaurante Izakaya Maneki, localizado no Centro em Guarapari, Aruan Garcia, conquistou uma certificação internacional voltada à preparação de sushi, aplicada pela All Japan Sushi Association (AJSA), entidade japonesa ligada à preservação e difusão da culinária japonesa no mundo.

A certificação foi promovida pela Nagoya Sushi School, instituição responsável pela formação técnica e avaliação de profissionais da gastronomia japonesa em diferentes estados do país. O processo integra iniciativas de qualificação profissional voltadas à técnica, padronização e segurança alimentar no preparo de peixes crus.

A avaliação reúne critérios relacionados ao domínio técnico do sushi, manipulação correta dos ingredientes, cortes, higiene e conhecimentos tradicionais da culinária japonesa.

A aplicação do exame no Brasil contou com a presença do sensei japonês Gentaro Yamazaki, responsável por avaliações em diferentes países, além de André Kawai, presidente da Nagoya Sushi School e chef do restaurante San Omakase, no Rio de Janeiro.

A certificação de Aruan Garcia reforça o crescimento da formação técnica em gastronomia japonesa no Espírito Santo, acompanhando um movimento de valorização da culinária japonesa tradicional em diferentes regiões do Brasil.

O reconhecimento também evidencia o avanço da busca por qualificação profissional no segmento de culinária japonesa fora do eixo Rio-São Paulo.

Legenda foto: O proprietário do restaurante Izakaya Maneki,  localizado em Guarapari, Aruan Garcia, ladeado pelo Sensei André Kawai e do Sensei Gentaro Yamazaki.

Flávia Varela 

Jornalista 

(27) 98805-9691

Proprietário de restaurante em Guarapari conquista certificação internacional em sushi