Prestes a tentar a reeleição em novembro, Joe Biden assinou a medida mais rigorosa de todo o seu governo quando o assunto é imigração. São dois pontos principais:
- A fronteira dos EUA com o México vai ser fechada temporariamente quando o limite de 2.500 pessoas/dia for atingido;
- Imigrantes que entrarem ilegalmente vão ser expulsos automaticamente por forças policiais sem a possibilidade de pedir asilo.
Por que isso importa? A decisão marca uma virada de chave do governo Biden no tratamento da crise migratória nos EUA, um assunto que as autoridades já perderam o controle.
O maior volume de entradas ilegais foi em dezembro, quando 8 mil pessoas tentaram entrar em território americano por dia. A média atual está em 3.700/dia.
Nada é por acaso…
A imigração deve ser um dos pontos mais críticos para Biden na corrida eleitoral. Hoje, a maioria dos americanos acredita que o atual governo não lida bem com a crise nas fronteiras.
Em 2023, foram 2,4 milhões de apreensões nas fronteiras, com US$ 25 bilhões em despesas. Além disso, Biden bateu recorde na concessão de vistos temporários — mais de 1 milhão.
🗳 Cada voto conta: Como se não bastasse, há meses a imigração é considerada o principal problema dos EUA pelos próprios americanos — 27% da população diz que essa é a questão mais importante na hora de decidir em quem votar.