💼 Sunak está de malas prontas. Enquanto você toma o seu café sem açúcar, milhões de britânicos estão indo às urnas para definir a nova composição do Parlamento do país.
- O Partido Conservador, no comando desde 2010 com 5 primeiros-ministros, deve perder a maioria dos assentos e virar oposição.
Com isso, Rishi Sunak deve deixar o importante cargo de premiê, que possivelmente terminará nas mãos de Keir Starmer, do Partido Trabalhista — grupo mais à esquerda na Terra do Chá.
O que resta saber é se os trabalhistas vão conseguir a maioria absoluta do Parlamento (+ 326 assentos) ou se vão precisar fazer alianças com outros partidos progressistas para governar.
Caso confirmado, o resultado mostra que nem a leve melhora recente na economia britânica ajudou a conter a insatisfação com os conservadores — Sunak, inclusive, passou a ter uma desaprovação de 75% dos eleitores.
- Isso porque tanto o poder de compra quanto a renda familiar dos britânicos diminuiu nos últimos 5 anos.
Big picture: O UK é a 2ª maior economia da Europa e a 6ª do mundo e pode estar prestes a virar uma exceção à tendência europeia atual de eleger líderes de direita — como aconteceu no Parlamento Europeu, na Itália, Alemanha e França.