O poder do Mickey. A Disney vai se juntar com a Reliance, o maior grupo de mídia da Índia, numa fusão avaliada em US$ 8,5 bilhões.
- O resultado é a criação da Star India, que já vai nascer como uma verdadeira gigante do entretenimento no país mais populoso do mundo.
By the numbers: A aliança vai ter 120 canais de TV, duas plataformas de streaming e audiência combinada de mais de 750 milhões de espectadores — isso é mais que 3x o Brasil inteiro.
A parte críquete da história 🏏
Quando a Disney adquiriu a Fox em 2019, ficou com as transmissões da liga de críquete indiana. Mas, em 2022, a Reliance — comandada pelo homem mais rico da Ásia — comprou os direitos de volta em US$ 2,6 bi.
O jogo de taco é de longe o mais popular da Índia, e só por parar de transmitir as partidas a Disney perdeu mais de 4,5 milhões de espectadores em três meses.
Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Com a fusão, a empresa do ratinho quer reverter a perda de milhões de indianos que pararam de assistir os seus canais e o serviço de streaming no país.
Zoom out: O mercado de vídeo na Índia movimenta mais de US$ 10 bi/ano, e gigantes como a Sony já tentaram fazer fusões com conglomerados de mídia no país, mas não tiveram sucesso como o Mickey. Hoje o ratinho vai dormir feliz…
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