Pausa na maçã. Trabalhadores de uma loja da Apple no estado americano de Maryland decidiram aprovar, neste final de semana, uma paralisação na unidade.
A greve deve começar nesta semana, e os funcionários citam problemas no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, horários imprevisíveis e salários que não se alinham ao custo de vida da região.
- Embora seja pequena, com cerca de 100 dos 90 mil funcionários da Apple nos EUA, a loja de Maryland vai ser a primeira da história da empresa a ter uma greve em território americano.
A unidade também foi a primeira das 271 lojas da maçã a se sindicalizar no país, em junho de 2022.
A relevância: A paralisação chega no momento em que a empresa tem que lidar com a concorrência no mercado chinês e negociações para o uso de AI.
- No 1º tri, as vendas do iPhone na China caíram 19%, e a rival Samsung voltou ao posto de maior fabricante de smartphones do mundo, com participação de 21% no mercado.
Enquanto isso… Trabalhadores de uma loja da Apple em Nova Jersey votaram contra a sindicalização e a empresa venceu um processo trabalhista de grande repercussão em Kansas City.
O que esperar daqui pra frente? Lidar com greves não é novidade para a empresa de Tim Cook, que no ano passado enfrentou uma paralisação nacional na França às vésperas do lançamento do iPhone 15.
Negociações devem acontecer na próxima semana, enquanto a BIG TECH estuda a concessão de aumentos e se esforça para evitar que o movimento ganhe a adesão de outras unidades.
O que mais foi notícia pelo mundo?
- Fenômeno raro: Aurora boreal é vista em países europeus e EUA após tempestade solar
- Dois meses depois da cirurgia… Primeiro paciente a receber rim de porco em transplante morre nos EUA
- Pedido aprovado. ONU aprova resolução que reativa candidatura da Palestina a Estado-membro; Brasil apoiou pedido
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/