De cofre cheio fica mais fácil. As eleições do último domingo mostraram que as cidades que mais receberam recursos pelas emendas PIX foram, justamente, as que tiveram as maiores taxas de reeleição.
Entre os municípios que estão no topo da lista de recebimento de recursos públicos, 9 em cada 10 prefeitos conseguiram se reeleger ou eleger quem apoiaram na disputa. Isso sem contar os que foram para o 2º turno.
Essa taxa bate o índice de pouco mais de 80% de reeleições que aconteceram Brasil afora — o maior percentual nacional já registrado para uma eleição municipal.
O que fez a diferença? As famosas emendas PIX são quantias volumosas de dinheiro público que os deputados e senadores podem enviar diretamente para as prefeituras sem justificar um motivo específico.
Ou seja, os prefeitos que são bem relacionados com os parlamentares de Brasília acabam recebendo uma bolada maior, podendo gastar em obras e melhorias nas cidades que comandam e, assim, conquistar eleitores. Alguns exemplos:
- Carapicuíba, que fica perto de SP, é a cidade que mais recebeu dinheiro: R$ 150 milhões. Coincidência ou não, o candidato governista se elegeu com mais de 80% dos votos.
- Já a capital que teve o prefeito eleito com a maior porcentagem de votos (85%) foi Macapá — que é o 2º município da lista dos que mais receberam emendas PIX.
Looking forward: Depois que o STF travou o pagamento dos recursos, os Três Poderes fizeram um acordo onde os parlamentares vão ser obrigados a dizer antecipadamente o que vai ser feito com o dinheiro enviado às prefeituras.