Deram mais um Ctrl+Z. Gilmar Mendes decidiu anular todas as condenações que José Dirceu, ex-ministro de Lula e um dos fundadores do PT, recebeu graças à Operação Lava Jato.
Na visão do ministro do STF, o ex-juiz Sérgio Moro — que foi quem deu as sentenças — não era imparcial nos julgamentos. Esse foi um dos mesmos entendimentos aplicados para anular as condenações de Lula lá em 2021.
O que muda na prática? Agora, é como se José Dirceu nunca tivesse sido condenado a mais de 34 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ou seja, ele não é mais considerado “ficha suja” e pode se candidatar.
- Aliás, espere ver ele concorrendo a deputado federal em 2026. Mesmo com o histórico de escândalos, o líder petista conta com o apoio de Lula e nomes influentes como Renan Calheiros e José Sarney.
Já virou comum… Além de Dirceu, pelo menos mais 60 condenados na Lava Jato tiveram as suas punições anuladas por decisões da Justiça. A grande maioria delas foi anulada por questões técnicas — e não absolvições.
Nem tudo são flores no PT 🌹🌟…
Mesmo com a volta de uma das suas figuras mais icônicas, o Partido dos Trabalhadores passa por uma crise interna pelo mau desempenho nas eleições municipais do último final de semana.
O clima azedou depois que a presidente do PT, Gleisi Hoffman, criticou o ministro de Lula, Padilha, por ter comparado o partido com um time que “não saiu do Z4” do Brasileirão. Ainda assim, ela confessou que os números foram piores que o esperado.