Com uma solução prática e criativa para organizar tarefas escolares, o aluno Matheus Rodrigues, 16 anos, e o professor de Matemática Bruno Siqueira, do Sesi Campo Grande, conquistaram destaque em um concurso nacional da Microsoft. O aplicativo desenvolvido pela dupla promete simplificar a gestão de atividades para alunos e professores, utilizando as ferramentas avançadas da Microsoft, como o Copilot e o Power Apps. O projeto foi apresentado ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, o evento Microsoft AI Tour, em São Paulo.
A iniciativa surgiu quando a diretora da escola Cristiane Gamborgi compartilhou com o professor a oportunidade de participar do concurso Microsoft AI. A partir dessa motivação, surgiu a ideia de criar um aplicativo que utilizasse a inteligência artificial Copilot, da Microsoft, para auxiliar na organização das atividades escolares. A proposta do aplicativo é permitir que os estudantes gerenciem suas tarefas de todas as disciplinas diretamente pelo celular, facilitando o acompanhamento e a execução das atividades ao longo do ano letivo.
“O principal objetivo do projeto foi desenvolver uma ferramenta que ajudasse os alunos a organizar melhor suas atividades, especialmente no gerenciamento de portfólios, um documento essencial para o acompanhamento do processo de aprendizagem. Queríamos garantir que os estudantes tivessem acesso fácil e rápido às suas tarefas”, explicou o professor Bruno.
O processo de desenvolvimento do aplicativo apresentou desafios, especialmente na programação, área em que o aluno ainda está em fase de aprendizado. No entanto, com o suporte das ferramentas da Microsoft, como o Power Apps e o Copilot, foi possível superar as dificuldades. “A colaboração entre nós e o uso dessas ferramentas foram essenciais para aprender e implementar as funcionalidades necessárias,” destacou Bruno.
Em apenas dois dias, Matheus e Bruno finalizaram o desenvolvimento do aplicativo e prepararam um vídeo explicativo para a apresentação à Microsoft que foi enviado via no dia 31 de julho. “Foi um trabalho intenso, mas conseguimos entregar um projeto que reflete nosso esforço e aprendizado”, afirmou Matheus.
O grande diferencial do projeto foi a integração com as plataformas da Microsoft, como o Planner, o Power Apps e o Copilot. “O impacto no aprendizado dos alunos é significativo. O aplicativo resolve uma das principais dificuldades da vida escolar: acompanhar e organizar as atividades. Agora, os estudantes têm em mãos uma ferramenta que facilita esse processo, permitindo um gerenciamento mais eficiente”, ressaltou Bruno.
Essa conectividade chamou a atenção dos avaliadores do concurso. O projeto foi um dos quatro selecionados pela Microsoft e o único no tema Educação. “Está sendo fantástico conhecer esse projeto e saber que um aluno e professor conseguiram usar o Copilot para agilizar processos burocráticos e personalizá-lo para a gestão de tarefas”, ressaltou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante a apresentação em São Paulo.
Microsoft AI Tour
O Microsoft AI Tour reuniu líderes empresariais e especialistas para discutir as últimas inovações em IA e compartilhar casos de sucesso de empresas que estão utilizando essas ferramentas de maneira disruptiva.
No evento, a empresa anunciou que vai investir R$ 14,7 bilhões no Brasil, em três anos, para ampliar a infraestrutura de computação em nuvem e inteligência artificial. Também anunciou o programa ConectAI, pelo qual oferecerá treinamento para 5 milhões de pessoas nos próximos três anos em habilidades de IA, criando benefícios de longo prazo para a economia brasileira.
Por Yan Carlos Barbosa
Natália Magalhães
Especialista em Comunicação
Gerência Executiva de Comunicação – Findes
Tel.: (27) 99926-2630
E-mail: nferreira@findes.org.br
Site: www.findes.com.br