Nos meses de junho e julho, as tradicionais festas juninas, pelo Espírito Santo afora, levam alegria, música, dança e degustação de deliciosos quitutes. São oportunidades em que os grupos de amigos, familiares, igrejas e escolas se reúnem para fazer um bom e animado arraiá. Em Jardim América, Cariacica, a confraternização junina foi também mais um momento de encontro dos idosos que participam do Digna Idade, desenvolvido pela Simec Cariacica em parceria com a Prefeitura.
O projeto, próximo de completar 20 anos, proporciona atividades que ajudam a melhorar a autoestima, promover autonomia e o sentimento de pertencimento, fortalecer a memória e combater a sensação de isolamento, ajudando a prevenir a depressão. Tallis Maciel, técnico de Comunicação da Simec Cariacica, é um dos voluntários do grupo e empolgou as idosas na organização da festa junina.
“Cada detalhe do Arraiá do Projeto Digna Idade foi pensado com muito carinho, a fim de promover um trabalho em equipe e exercitar a criatividade de cada participante. A festa contou com pescaria e outras brincadeiras, que garantiram a alegria e o riso dos idosos. Entre um forró e outro, os participantes mostraram todo o seu entusiasmo na quadrilha improvisada, ao som dos ritmos que deram o tom animado ao arraiá”, contou Tallis.
Uma das participantes mais animadas do grupo é Regina Celia Lazarro Fornaciani, de 57 anos, residente no bairro Vale Esperança. Apaixonada por artesanato, ela contribuiu na confecção das peças de decoração da festa junina.
Regina Celia ingressou no projeto com a intenção de levar sua mãe, há três anos, e deseja participar enquanto puder. “Muitas idosas moram sozinhas e não têm com quem conversar. Uma vez por semana, então, no projeto, elas têm um espaço para expor os seus problemas, desabafar e serem acolhidas”, disse.
Moradora do bairro São Geraldo, Edna Vial da Silva, de 63 anos de idade, descobriu o projeto há dois anos, quando foi a uma consulta médica na Unidade de Saúde Básica de Jardim América, onde funciona o Digna idade. “Quando entrei para o grupo, eu havia parado de trabalhar, e só eu sabia como estava. A convivência com as pessoas, as festas e as atividades para memória me transformaram”, comentou ela, que atuou no mercado de trabalho em diversas funções – faxineira, técnica de enfermagem e cuidadora de idosos.
Se tem alguém desanimado, faltando às atividades, pode contar com Marilda Neves. Ela vai telefonar e não deixar ninguém desistir. Marilda tem 71 anos de idade, mora em Jardim América e participa do projeto há 15 anos. Começou indo com a sua mãe, Alcina Lyrio Neves, que faleceu há três anos. “Não podemos ficar para trás. Com o grupo, a gente distrai, brinca, faz artesanato”, disse.
O projeto é realizado sempre às quintas-feiras, das 8h30 às 10h, na Unidade Básica de Saúde em Jardim América.
Mais informações para a imprensa:
Rita Diascanio – Contatus Comunicação – (27) 9-9255-3455
FOTO Arraia Idosas – Projeto Digna Idade FOTO Arraia Idosas – Projeto Digna Idade