O abuso da bebida alcoólica pode sobrecarregar o funcionamento do fígado
O feriado de Carnaval se aproxima e muitas pessoas já se preparam para uma maratona de diversão. Seguir atrás dos blocos de carnaval sem hora para acabar muitas vezes é associado ao abuso de bebida alcoólica o que pode acarretar sérios prejuízos ao organismo.
De acordo com o Dr. Fabiano Furlan, que é hepatologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), o uso da bebida alcoólica por cinco dias seguidos pode afetar diretamente o fígado. “A OMS alerta para o consumo moderado do álcool, para o homem seriam 10 doses por semana e para mulher seriam cinco doses semanais. Lembrando que uma dose de álcool significa uma lata de cerveja, ou uma dose de qualquer destilado ou ainda 150 ml de vinho”, esclarece Dr. Fabiano Furlan.
Nesse período de festa, o hepatologista alerta para uma boa hidratação e alimentação. “Sempre orientamos os foliões para que bebam com moderação e que eles não se esqueçam de ingerir muita água, além de fazer refeições mais leves com saladas e frutas para não sobrecarregar ainda mais o fígado com alimentos gordurosos. Muitas vezes as doenças relacionadas ao fígado podem ser silenciosas”, ressalta o médico.
Além das lesões hepáticas, o álcool em excesso também gera efeitos psíquicos como redução da concentração, atenção, memória recente e capacidade de julgamento. Inclusive, muitas pessoas tomam medicamentos antes de beber para prevenir a ressaca, mas Dr. Fabiano Furlan reforça que isso não funciona!
“Medicamento para prevenir a ressaca não existe! Na verdade, o álcool desidrata o organismo e a ingestão de água e a alimentação saudável é o que se recomenda para curar a famosa ressaca no dia seguinte. Também oriento que evite o uso de anti-inflamatórios, pois podem dar toxicidade ao fígado e irritar a mucosa do estômago,” completa o hepatologista.
