Visualizações: 440
Formado por representantes dos setores público, produtivo, acadêmico e sociedade civil, o Conselho de Liderança vai fortalecer a governança do ES 500 Anos, iniciativa que define metas para transformar o estado na próxima década
O Espírito Santo deu mais um passo decisivo rumo ao futuro. Nesta terça-feira (30), o Conselho de Liderança do ES 500 Anos oficializou a entrada de novos membros nas cadeiras rotativas, durante cerimônia realizada no auditório da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), em Vitória. O colegiado será responsável por zelar pela visão de longo prazo do Plano ES 500 Anos, orientando decisões estratégicas, promovendo a integração de diferentes perspectivas e assegurando que os compromissos firmados hoje se traduzam em legados duradouros para o futuro do Espírito Santo.
O grupo reúne representantes de quatro setores: poder público, setor produtivo, academia e sociedade civil, e cinco instituições têm assento fixo: Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e Amunes, pelo setor público; Espírito Santo em Ação, pelo setor produtivo; e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), pela academia.
As demais vagas, de caráter rotativo, foram distribuídas para o biênio 2025–2027 por dois critérios: nove foram abertas via chamamento público, realizado em 18 de agosto de 2025, das quais oito foram preenchidas com titular e suplente; e duas, destinadas ao setor público, foram definidas por sorteio entre as instituições listadas na legislação.
As instituições selecionadas foram:
• Setor público: Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo.
• Setor produtivo: Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
• Academia: Faesa e uma vaga permanece em aberto.
• Sociedade civil: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES), Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) e Federação do Terceiro Setor do Estado do Espírito Santo (Fundaes).
No setor acadêmico, estavam previstas duas vagas rotativas. Entretanto, apenas uma foi preenchida, com a seleção da Faesa. As demais instituições inscritas não alcançaram a pontuação mínima estabelecida pelos critérios classificatórios do edital. Para garantir a representatividade plena da academia no Conselho, será realizado um novo chamamento público específico para a vaga remanescente.
Atribuições do Conselho
O artigo 11 da Lei nº 12.375/2025 estabelece as atribuições do Conselho de Liderança no âmbito do Plano ES 500 Anos. Entre suas funções está a articulação e o convite a instituições para integrar a Assembleia e a designação de entidades para os Grupos de Coordenação das Missões. O Conselho também atua para alinhar os planos estratégicos e os investimentos das instituições aos objetivos do Plano.
Outra responsabilidade é o monitoramento do desempenho das Missões, com base em dados do Núcleo de Apoio à Inteligência e do Observatório das Missões. O Conselho pode propor mudanças organizacionais relevantes, reformular arranjos para ampliar o impacto das ações, avaliar criticamente os papéis das instâncias de Governança e sugerir ajustes para fortalecer a execução do Plano, entre outras atribuições.
Para Rodrigo Gama, diretor de Estratégia Institucional do Ibef-ES e um dos titulares dos cargos rotativos, o Conselho de Liderança representa um avanço relevante na trajetória do Espírito Santo. “O Plano ES 500 Anos traz uma visão de futuro que oferece um norte estratégico para o estado. Trata-se de um planejamento amplo e consistente, com equilíbrio entre as diferentes necessidades, visando um futuro melhor para a sociedade capixaba. O Conselho foi criado justamente para assegurar que essa visão se torne realidade”, afirma.
A lista completa das instituições selecionadas está disponível no site oficial do projeto:
es500anos.com.br.
Sobre o Plano ES 500 Anos
O Plano ES 500 Anos é um mapa estratégico de longo prazo que define metas para transformar o estado até 2035. Trata-se de um planejamento de Estado, com ações imediatas que buscam mobilizar a sociedade capixaba na construção de um futuro sustentável e inclusivo. Com prazos definidos e foco em resultados mensuráveis, o Plano foi construído ao longo de 2024 com a participação de mais de 1.700 pessoas, representando mais de 230 instituições dos setores público, privado e da sociedade civil. A iniciativa é conduzida pelo Espírito Santo em Ação, em parceria com o Governo do Estado e com apoio da Petrobras.
Posse Conselho de Liderança ES 500 Anos _ Crédito-Divulgação.jpg