As atividades fazem parte da sétima edição do ciclo “Experimentações no Parque”, com encontros abertos ao público ao longo do mês de novembro
Ao longo de novembro, o Parque Cultural Casa do Governador promove três oficinas gratuitas que exploram cultura afro, cerâmica artesanal e práticas coletivas de musicalidade. A programação integra a sétima edição do ciclo “Experimentações no Parque”, realizada pela Escola Viva de Artes (EVA), e duas das atividades fazem parte da agenda quinzenal do Parque Aberto.
Neste domingo, 9 de novembro, às 10h, os participantes da oficina “Abayomi: um encontro precioso” aprenderão a técnica de confecção de bonecas que teve origem na cultura afro-brasileira e carrega um forte simbolismo de resistência, afeto e identidade. Os educadores Laira Aquino e Henrique Nascimento orientarão a produção das peças feitas com retalhos de tecido preto, sem costura ou cola.
No sábado, 15 de novembro, às 14h, o educador Henrique Nascimento acompanhará a retirada das peças produzidas na oficina “Forno de buraco: experiências em queima de cerâmica”, durante o seminário Barro: da terra à terra, realizado nos dias 23 e 24. Será o momento de revelar os resultados dos trabalhos dos inscritos, marcados pela imprevisibilidade e pela surpresa que o fogo imprime em cada peça. Em seguida, haverá uma roda de conversa aberta ao público, voltada à troca de experiências sobre o processo, as etapas de produção e as técnicas artesanais utilizadas.
No domingo, 23 de novembro, às 10h, o Parque Aberto recebe a oficina “Batukerê: despertando memórias sonoras”, que propõe um mergulho na musicalidade como prática coletiva. Conduzida pelos educadores Valentim Faria e Juliana Galvão, a atividade apresenta noções introdutórias de teoria musical, com exercícios de ritmo, solfejo e experimentação sonora, estimulando a criação musical compartilhada.
A participação nas oficinas é por ordem de chegada. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.
Serviço | 7º ciclo do “Experimentações no Parque”
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Domingo, 9 de novembro, às 10h – Oficina “Abayomi: um encontro precioso”
São 20 vagas, e as inscrições são por ordem de chegada.
Para acessar o Parque, basta retirar na recepção do parque, ou previamente no link da bio: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-22
Para acessar o Parque, basta retirar na recepção do parque, ou previamente no link da bio: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-22
Sábado, 15 de novembro, às 10h – Oficina “Forno de buraco: experiências em queima de cerâmica”
A atividade é uma continuação da oficina iniciada no seminário Barro: da terra à terra. Em seguida, haverá roda de conversa aberta ao público.
Para acessar o Parque, basta retirar na recepção do parque, ou previamente no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/
Domingo, 23 de novembro, às 14h – Oficina “Batukerê: despertando memórias sonoras”
São 20 vagas, e as inscrições são por ordem de chegada.
Para acessar o Parque, basta retirar na recepção do parque, ou previamente no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.


Crédito Ilson Nedel
