A cidade do futuro chegou e fica aos pés de uma montanha. A Toyota (sim, você leu certo) decidiu construir uma cidade inteligente que fica pronta esse ano.
A Woven City começou a ser construída em 2021, na base do Monte Fiji, e custou US$ 10B. Ela tem esse nome justamente pelo formato das suas ruas, que são entrelaçadas.
- A ideia é integrar as casas inteligentes com AI, robôs de estimação que ajudam idosos e drones pessoais, além de ruas que separam robotáxis, bicicletas e pessoas.
Por que isso importa? Com as vendas dos seus veículos diminuindo, a Toyota não quer mais ser apenas uma fabricante de carros e está investindo em outros setores. O CEO da empresa já disse que o plano é “virar uma empresa de mobilidade e sustentabilidade”.
A primeira fase da construção já está pronta, e os novos moradores — alguns funcionários da Toyota e suas famílias —, se mudam para lá ainda neste ano. A cidade vai abrigar quase 2 mil pessoas, conhecidos como “tecelões”, mas ainda não estará aberta ao público em geral.
Zoom out: De acordo com um relatório da ONU, nos próximos 30 anos, mais de 1 bilhão de pessoas vão precisar ser acolhidas por projetos de urbanização. Isso significa que vai ser preciso construir pelo menos uma cidade que caiba 3M de habitantes todo mês.
