Encontro aberto ao público traz discussões, insights e tecnologias para a indústria de resíduos e reciclagem do ES
O Espírito Santo sedia, nos dias 15 e 16 de outubro, o Recicla Summit ES, maior evento do Estado do segmento e tem como tema a pauta “Reciclagem 360º: inovação, sustentabilidade e competitividade na nova economia circular”. O encontro é aberto ao público e acontece na Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), reunindo especialistas e líderes do setor nacional e estadual, para discutir as estratégias e tecnologias da indústria de resíduos.
Organizado pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem do Estado do Espírito Santo (SimReciclo), o evento conta com debates e painéis. De acordo com o presidente do SimReciclo, Luiz Alberto Baptista, o objetivo é criar um ambiente de troca de conhecimento e conectar produtores, recicladores e mercado, impulsionando a economia verde no Estado. “A reciclagem é uma pauta do presente e do futuro. Vamos abordar temas como o mercado de carbono, a inteligência artificial e as finanças verdes. É a oportunidade para os empresários capixabas se atualizarem sobre a nova economia circular, uma nova forma de desenvolver produtos e serviços, alinhada aos cuidados com o meio ambiente e processos como o da descarbonização”, destacou o presidente.
Dados de 2024, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), mostram que a reciclagem no Brasil atingiu 8% do total de resíduos sólidos urbanos. Já em 2025, o Plano Nacional de Economia Circular (Enec), estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e novas análises da própria Abrema reforçam a necessidade de ampliar esse índice. Essas entidades e o governo federal destacam desafios como logística, qualidade da matéria-prima e cumprimento da PNRS, apontando o fortalecimento institucional, a inovação e o maior uso de reciclados pela indústria como caminhos prioritários.
A pauta da reciclagem não é mais um assunto secundário. Pelo contrário, está no coração da nova economia, e o Espírito Santo tem se posicionado como um polo importante nessa área. Os dados mostram a força dessa transformação, já que o Estado já conta com 78 empresas dedicadas à coleta, tratamento de resíduos e recuperação de materiais, sendo a maioria delas microempresas. Elas fomentam o mercado local, gerando demanda, oportunidades e empregos, que chegam a um salário médio de R$ 3.828,68.
A capital da reciclagem no ES é a Serra, que concentra o maior número de empresas do setor. Juntas, essas companhias e outras espalhadas pelo território capixaba formam um ecossistema, movimentando a economia. São trabalhadores, em sua maioria, do sexo masculino, com ensino médio completo, que operam na linha de frente da transformação de resíduos em recursos.
O presidente do SimReciclo, Luiz Alberto Baptista, destaca que apesar do crescimento, o setor ainda tem um caminho a percorrer. “A reciclagem no Brasil atinge apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos, um número que precisa crescer para que o país e o Espírito Santo aproveitem todo o potencial da economia circular. É nesse ponto que o Recicla Summit ES entra. O evento se propõe a ser o catalisador dessa mudança, conectando empresários, especialistas e o poder público para discutir o futuro do setor”.
Cenário e estratégias
O primeiro dia do evento, 15 de outubro, será dedicado a discutir o cenário e as estratégias sobre reciclagem. A programação terá a participação de Fabiano Duarte, do Instituto Brasileiro de Economia Circular, que abordará como a economia circular pode impulsionar a reciclagem. Em seguida, o autor do livro Liderança e Sustentabilidade, Vitor Seravalli, que discutirá sobre o tema Liderança com Propósito, e como as empresas estão alinhando reputação, lucro e sustentabilidade.
O sócio e diretor técnico da Resitech e fundador & CEO da startup Valores, Vinícius Bernardi, falará sobre a “Reciclagem 4.0” e como a transformação digital está redefinindo o setor. O painel será complementado por Caio Scheidegger, do Ecossistema Recife, que vai detalhar o uso de Inteligência Artificial e Big Data na gestão de resíduos.
Mercado de carbono e finanças verdes
Outros temas em pauta serão mercado de carbono e financiamento sustentável, com debates sobre carbono verde. A palestra com Maria Haniya, da Bolsa de Valores Ambientais (BVRio), vai destacar como as empresas recicladoras podem atuar em mercados como o regulado de carbono. Destaque, ainda, para a abordagem sobre finanças verdes que contará com a participação do gerente comercial e de relacionamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Ezequiel Loureiro Nascimento, que trará formas de acessar recursos para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis.
A programação também abordará a importância da comunicação e engajamento. A CEO da agência capixaba TIPZ, Lygia Bellotti, discutirá estratégias para criar valor compartilhado na comunicação, e fortalecer a conexão entre geradores e recicladores de resíduos.
Serviço Recicla Summit ES
15/10 – Quarta-feira: 8h às 17
16/10 – Quinta-feira: 8h30 às 18h
Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes)
Entrada gratuita
Inscrições pelo link: https://jacredenciei.com.br/e/reciclasummit2025
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: